Artigo automação industrial

Páginas: 3 (560 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2011
Interface Homem Maquina
Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a revolução industrial, os dispositivos eram mecânicos e antiquados e automatizavam algumas tarefascriticas da época com o passar do tempo foi se criando a necessidade de uma interface mais eficiente e inovadora.
O sistema de interface homem maquina antigo era direto e necessitava de constanteintervenção humana, cada dispositivo era projetado para uma determinada tarefa e tinham pequena vida útil, diferentemente do sistema antigo hoje em dia temos uma interface homem maquina indireta onde ousuário monitora toda a planta industrial de forma rápida inovadora e em tempo real através de sua estação de controle ou Workstation.
Isso é um passo alem da mecanização, onde o homem usufruide maquinas para ajudar em seu trabalho, reduzindo o esforço e a interferência humana no processo industrial chegando ao ponto do que hoje chamamos de automação industrial a grande tendência daindústria moderna.
Uma das grandes inovações industriais que potencializou o método de supervisão e automação foi a criação do controlador lógico programável (CLP), o CLP atua no controle da planta,processando variáveis coletadas por cartões de entrada e saída convencionais para controle de acionamento de motores, válvulas, sequencionamentos, etc. Ele é um tipo de computador industrial que permiteaos técnicos de manutenção e desenvolvimento analisar a evolução dos sinais de processo, ou seja, entradas e saídas dos CLP’S, podemos dizer em termos genéricos que o CLP é o coração da automaçãoindustrial, pois é um equipamento que engloba as principais áreas da automação industrial uma combinação de informática, elétrica, eletrônica e instrumentação possibilitando que haja o controle de toda aplanta industrial que esta envolvida com o equipamento.
Podemos afirmar que a partir da criação do CLP e sua possibilidade de incorporação com recursos computacionais, outras tecnologias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
  • automação industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!