Artigo assistÊncia e atenção farmaceutica

Páginas: 11 (2550 palavras) Publicado: 13 de junho de 2014
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
CAMPUS SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA






ARTIGO DE REVISÃO
“ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA”




Aluna(as):
Anita Rupp Menchik
Daniela Ludwig
Gabrielly Lunkes
Thailene Martins



Santo Ângelo
Maio de 2014
Atenção e Assistência Farmacêutica: Uma Revisão Bibliográfica1Anita Rupp Menchick, 1Daniela Ludwig, 1Gabrielly Lunkes de Melo, 1Thailene Martins Siochetta.
Alunas do Curso de Farmácia Generalista da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Santo Ângelo


INTRODUÇÃO

Entende-se por Atenção Farmacêutica, o conjunto de práticas realizadas pelo farmacêutico, visando à orientação ao paciente quanto ao uso correto de medicamentos,levando em conta as necessidades farmacoterapêuticas deste, com objetivo de alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente (BRASIL, ANVISA)
Já a Assistência Farmacêutica é entendida como um grupo de atividades relacionado ao medicamento, destinado à orientação, apoiando as ações em saúde, visando o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e adifusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos, com o objetivo de contribuir com a terapêutica (BRASIL, ANVISA).
A assistência farmacêutica é uma grande área, para melhor compreendê-la podemos a dividir em duas subáreas distintas, porém complementares: uma relacionada àtecnologia de gestão do medicamento (garantia de acesso) e a outra relacionada à tecnologia do uso do medicamento (utilização correta do medicamento). Dentro da tecnologia do uso do medicamento podemos colocar a assistência farmacêutica como uma especialidade, que é privativa do farmacêutico.
O processo de Atenção Farmacêutica obedece a uma sequência de passos conhecida como método clínico. O métodoclínico inclui a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e seguimento do paciente. A atenção farmacêutica é uma prática clínica centrada no paciente, na qual as decisões e as responsabilidades são compartilhadas com o paciente e a equipe de saúde. (CORRER. Cassyano).
Há várias metodologias de Atenção Farmacêutica disponíveis na literatura. No Brasil, entre asmais citadas está o Método Dáder, que visa fornecer ao farmacêutico algumas ferramentas e um pacote de abordagens e procedimentos para a realização do atendimento clínico. (OTUKI. Michel).
As ações do farmacêutico, no modelo de atenção farmacêutica, em sua grande maioria, são atos clínicos individuais. Mas as sistematizações das intervenções farmacêuticas e a troca de informações com dentro de umsistema composto por outros profissionais de saúde pode contribuir para um impacto em nível coletivo e na promoção do uso seguro e racional de medicamentos.
De acordo com o exposto acima, este artigo faz uma breve revisão sobre a atenção e a assistência farmacêutica, desde sua metodologia até exposição das publicações mais recentes neste assunto, avaliando deste modo a grande importância destesserviços farmacêuticos para o paciente.


OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo geral, discutir o que é Atenção Farmacêutica e Assistência Farmacêutica, diferenciando os dois conceitos e explicando seus métodos.


REVISÃO DE LITERATURA

Os farmacêuticos são especialistas em medicamentos e, portanto, têm a função e objetivo de promover seu uso racional e assim garantir sua máximaefetividade e segurança. Como profissionais da saúde, os farmacêuticos devem ter também uma visão integral do paciente, seu momento entre os ciclos da vida, e prover cuidados em saúde adequados às suas necessidades. (CORRER & OTUKI, 2011)
Nas últimas décadas, o farmacêutico reorientou sua formação principalmente para o medicamento, esquecendo-se de seu objetivo principal que é o paciente. Atualmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistencia farmaceutica na atençao basica
  • Assistencia farmaceutica na atençao basica
  • Artigo ATENÇÃO FARMACÊUTICA
  • Atenção e Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária
  • Artigo
  • Atençao farmaceutica
  • Atenção farmaceutica
  • Atenção Farmacêutica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!