Artigo As Tres Etapas Da Concorrencia Semana4

568 palavras 3 páginas
RESENHA
Instituição: Universidade Federal do ABC

Data: 22/02/2015

Aluno: Thiago Augusto Pereira

RA: 11176509

Texto: As três etapas da concorrência
Autor: BARROS, Betânia Tanure.

O texto se inicia introduzindo a história de três amigos recém formados engenheiros, que foram trabalhar na Coteminas, em seguida liga o assunto apresentando as três etapas da concorrência (por mercados existentes, por recursos e competências e por sonhos) como saída de uma excessiva simplificação que normalmente ocorre nas empresas brasileiras.
Concorrência por mercados existentes é a etapa onde os brasileiros estão mais familiarizados. Se inicia por uma análise das 5 forças de Porter juntamente de uma avaliação dos fatores-chave de sucesso do segmento. As principais armas na concorrência por mercados existentes são a fatia de mercado, a escala, a posição sustentável de baixo custo, entre outras. Sempre lembrando que:
“Para atingir a estratégia competitiva como um todo, há que se realinhar às estratégias funcionais.”
(Barros, 2004)

Empresas que usaram grandes mudanças estratégicas externas apresentaram bons desempenhos, indo atrás de seus clientes onde quer que eles estivessem. A
Coteminas direcionou seu mercado para o exterior e o voltou para o mercado interno sempre que esta decisão condizia com as mudanças socioeconômicas do país, além de identificar as necessidades de mercado adaptando escolhendo e adaptando seu produto a ela, tais atitudes foram de grande importância para que ela não perdesse seu valor. A Coteminas antenada aos acontecimentos do mundo fechou uma parceria com a Springs Industries, empresa têxtil americana, onde se tornou o maior exportador têxtil do Brasil, graças ao seu parque produtivo moderno e aos custos extremamente competitivos. Vale lembrar que a Coteminas possuía ativos de ótima qualidade e tecnologia, o que facilita a sua expansão mantendo a qualidade.

Na concorrência por recursos e competências analisando-se ainda a
Coteminas e sabendo que a forma de

Relacionados

  • com rcio 24 horas
    59414 palavras | 238 páginas