Artigo as cidades invisíveis

Páginas: 8 (1801 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE LETRAS

AS CIDADES INVISÍVEIS

Acadêmicos: Bruno Luiz Diel
Keila Massolla Florentino
Disciplina: Textos Fundamentais de Literatura
Professor (a): Ronaldo Teodoro
Data: 23 /11/2012

SINOP/MT
2012
AS CIDADES INVISÍVEISRESUMO: Italo Calvino construiu sua obra a partir do diálogo entre o viajante Marco Polo e o imperador mongol Kublai Khan, onde o viajante descreve cinquenta e cinco cidades agrupadas em onze tipos, a saber: “As cidades e nome”, “As cidades e a memória”, “As cidades e o desejo”, “As cidades e os símbolos”, “As cidades delgadas”, “As cidades e as trocas”, “As cidades e os olhos”, “As cidades e osmortos”, “As cidades ocultas”, “As cidades contínuas”, “As cidades e o céu”.

DIEL, Bruno Luiz: 1°Sem. Letras – UNEMAT/Sinop/MT
FLORENTINO, Keila Massolla: 1º Sem. Letras – UNEMAT/Sinop/MT

INTRODUÇÃO

A obra de Ítalo Calvino é o reflexo de uma profunda relação com o imaginário. Ao viajar para o extremo oriente Marco Polo encontra-se com o grande Khan desempenhando funçõesdiplomáticas na corte, o mesmo começa as suas viagens para descrever e saciar a curiosidade do imperador, já que o mesmo não pode sair da capital.

Em narrativas curtas o veneziano Marco Polo descreve as 55 cidades ao imperador dos tártaros Kublai Khan organizadas numa série de 11 temas: as cidades e a memória, as Cidades e os Símbolos, as Cidades e o Nome, etc. E com um detalhe, todas comnomes de mulheres.

Em nenhuma outra obra de Ítalo Calvino estes elementos são levados com tanto exatidão como em As cidades invisíveis. O leitor verá partir deste livro à rapidez, a consistência e visibilidade nos diálogos, deixando a imaginação fluir perante os sentidos abordados sobre a cidade para seus habitantes e sobre as diferenças entre o real, o sugestivo e a imaginário.Não se sabe ao certo se Kublai Kham realmente acreditava em Marco Polo, mas é inegável a importância do mesmo, uma vez que somente por seus relatórios o imperador conseguia entender todas as extensões sobre seu domínio. Calvino extrapola o limite com o fantástico, com metáforas que estimulam a imaginação, cerca do assunto, deixando claro ao entendimento a visão de que ascidades invisíveis existem na nossa imaginação.

1: As Cidades e a Memória

Em as cidades e a memória a relação com o imaginário leve para o encontro com o passado, demonstrando as belezas e a peculiaridades da cidade. Trazendo para a realidade o desejo por manter as recordações dos costumes conservados pelas histórias. É caso de Isadora, por exemplo, onde a uma quantidadesignificativa de idosos, ou da cidade de Zora onde a beleza antiquada é ressaltada pelo contraste entre as construções.

2 : As Cidades e o Desejo

Nestas cidades o desejo é exaltado pelas contradições entre os lugares, como Despina onde os habitantes podem encontra-la por terra ou pelo mar, pois é localizada entre dois desertos ou ainda Fedora metrópole das transformações, é localizadaa partir dos caminhos que são traçados na imaginação durante a leitura, ou seja, Os desejos modificam as cidades dando as mesmas características incomuns geradas pela percepção de cada pessoa ao fazer uma reflexão sobre as mesmas.

3: As Cidades e os Símbolos
As cidades e os símbolos trabalham com referências para indicar valores entre os territórios, a organização das pessoasperante a sociedade segundo a hierarquia entre as classes ou ainda as diferentes localidades dentro das cidades, como Olívia cidade comercial rica em mercadorias, busca a excelência nos lucros pelo artesanato dos grupos e pela disposição das mulheres a este trabalho. Já quem chega a Zoé encontra a dúvida, perante a dimensão com o indivisível, pois a cidade é repleta de lugares dispostos em maneiras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidades invisiveis
  • As cidades invísiveis
  • Cidades invisiveis
  • Cidades invisiveis
  • As Cidades Invisíveis.
  • Cidades Invisiveis
  • As Cidades Invisíveis
  • cidades invisíveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!