Artigo ARHTE

Páginas: 8 (1881 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
CELLUMINATOR

Caio Martins Marques (caiomartins1896@gmail.com),Caio Lima (caiolima94@outlook.com), Thais Gonçalves (thaisgoncalves.tsg@gmail.com), Tatiane Barbosa (silva_tatiane@hotmail.com), Rogério Seixas (rogerioibitita@hotmail.com), Marina Oliveira (marisouza.1702@gmail.com)

Nome da equipe: Engenharia do Futuro
Orientador: Xisto Albuquerque Neto (DEG/UFLA, xisto@ufa.br)

Palavras Chave:Engenharia do Futuro, aplicativo, Android, smartphone, iluminação, portão, lâmpada, Bluetooth, wi-fi, controle.
Resumo
O projeto detalhado para o ARHTE 2015.1, definido e realizado por alunos de Engenharia de 4º (quarto) semestre da UNIFACS, visa à apresentação de um revolucionário e tecnológico protótipo designado com fins científicos primeiramente para smartphones com sistema operacional Android, oqual trará maior qualidade de vida e comodidade a população que necessita da utilização diária de aparelhos eletrônicos e/ou elétricos, como de exemplo lâmpadas e portões, ou seja, acrescendo o controle das pessoas sobre as residências, somente pelos celulares.

Introdução
Este artigo acadêmico det alhado, proposto pela UNIFACS para o ARHTE 2015.1 traz ao universo da tecnologia um protótipointeressado em continuar aumentando o controle do ser humano sobre os diversos fatos cotidianos, apenas fazendo uso do smartphone de sistema operacionalAndroid.Por meio de programação de linguagem Java, pretendemos adicionar ao universo científico um novo método de manusear os aparelhos elétricos das residências, primeiramente lâmpadas e portões, seja este manuseio via Bluetooth ou internet. Em diantedisso, surge uma possibilidade de garantir aos futuros usuários do aplicativo maior comodidade e qualidade de vida, além da otimização do tempo.
Seguindo a forte tendência da conjuntura atual de casas inteligentes, a automação residencial refinadaexponencialmente alastra-se pelo gosto dos consumidores no mundo por modernidade e tecnologia mais avançada, seja ela a necessidade.
Nosso interessena produção do aplicativo para apresentação do mesmo no ARHTE consiste no desejo, principalmente, de ampliar o conhecimento na área de programação e aplicativos para o sistema operacional Android, e futuramente, na condição de sucesso de nosso projeto, enviar para funcionamento no mercado tecnológico de smartphones.


Experimental
No processo de criação, desenvolvimento e teste de nossoaplicativo-base de futuras pesquisas tecnológicas, utilizamos de diversas referências teóricas em relação ao aplicativo, no interesse de formatar embasamento para nosso projeto, desde programação informática até conhecimento sobre circuitos elétricos e maquetes, os quais serão explicados a seguir.

Linguagem C: Uma das línguas de programação mais populares no mercado atual de tecnologias, atualmente maiscomumente na utilização de programas em sistemas Windows e Android, e de poucas arquiteturas para as quais existem compiladores de linguagem C, C++. Esta formatação de computadores serve de base para muitas outras programações, como Java (na qual utilizamos para nosso protótipo) JavaScript, PHP, entre outras. Base programática para diversos aparelhos compiladores, como o Arduíno UNO, utilizada noprojeto.

Arduíno:Uma das plataformas tecnológicas simples, porém de maior utilização na área das engenharias, principalmente de mecatrônica, esta mesma plataforma é de prototipagem eletrônica de hardware livre, utilizada no nosso protótipo. Construída e designada com um micro-controlador ATMEL que se encontra no Arduíno UNO, com suportes de saídas e entradas digitais/analógicas embutidas. O mesmopossui linguagem de programação padrão, mais prático, e que possibilita aos programadores um menor custo para aprodução do produto final.
Figura 01. Plataforma de Arduíno UNO

Android: Este sistema operacional móvel avançado, criado pela Google em conjunto com a Open Handset Alliance, entretanto utilizado e patenteado pela Google (atual responsável pela gerência e engenharia de processos), roda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo De Artigo ARHTE 1
  • Projeto Arhte Iniciativa Engenhereiros
  • APRESENTA O PROJETO ARHTE
  • Modelo De Projeto ARHTE
  • Modelo De Plano De Neg Cio ARHTE
  • Artigo
  • Artigo
  • Artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!