Artigo - análise histórica e historiográfica da revolução francesa

Páginas: 10 (2461 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ALUNOS: GUILHERME, KEYLLER E LUCIANA














ANÁLISE HISTÓRICA E HISTORIOGRÁFICA DA REVOLUÇÃO FRANCESA

(MS. THIAGO GROH)





















Uberaba, novembro de 2012




















MODERNA IIQuestão do trabalho:


A Revolução Francesa tornou-se um marco para a história e historiografia, na medida em que esse evento pontua o fim de uma era: a Idade Moderna.
Partindo dos textos debatidos em sala de aula, faça uma análise historiográfica da Rev. Francesa, dialogandocom as revoluções e o período que se antecede ao momento do levante em Paris.
























































"qualquer e todas as instâncias em que um estado ou um regime político é deposto e, assim, transformado por um movimento social de forma irregular, extraconstitutional e/ouviolentos”.
Revoluções implicam não apenas em mobilização de massa e mudança de regime, mas também mais ou menos rápida e fundamentais mudanças sociais, econômicas e culturais, durante ou logo após a luta pelo poder do Estado."


(Jeff Goodwin)
Revoluções: qual o sentido delas? Segundohistoriadores marxistas elas procuram a mudança de conscientização e desenvolve o sentido dos movimentos; e, a partir do século XVII, este sentido passa a ser estudado e aprofundado. Nos séculos XVI e XVIII isto ocorre à consolidação de um mundo que busca a ordem, estas revoluções apresentam a quebra da ordem, período de reorganização social e disputa de interesses e poderes.
Segundo Hobsbawm ahistória de forma panorâmica classifica as revoluções como ruptura de hierarquias; neste mesmo pensamento Thompson relaciona a revolução industrial como revolta já que não houve a participação da população a qual era explorada, diferente da revolução francesa. Para vários historiadores revolução representa ruptura, e revolta representa apenas ajuste, diante disto podemos considerar que ouve maisrevoltas que revoluções.
Antes de falarmos da revolução francesa a que realmente foi considerada como quebra de paradigmas ou rupturas sociais, há que se entender o significado da palavra revolução: segundo Hobsbawm e outros historiadores, revolução significa a quebra de poder, ou seja, uma ruptura nos pensamentos e poderes de determinada região, houve na historia de várias nações grandes revoltasditas revoluções, porém a revolução francesa foi à única que delimitou o estudo da história de um período e o início de outro, com a participação das massas a revolução francesa vem iniciar a idade contemporânea, porém podemos considerar esta revolução realmente revolucionária? Segundo vários historiadores, sim. O movimento foi o mais poderoso golpe contra o antigo regime na França e repercutiu emtoda a Europa e América.
O pensamento iluminista povoou os pensamentos revolucionários o qual exaltou exaustivamente o lema: liberdade, igualdade e fraternidade, porém resta saber se todos os cidadãos puderam usufruir realmente deste lema, o objeto desta revolução era alta participação dos três estados de forma democrática, diminuindo a desigualdade social, pois neste período a desigualdadesocial e política atingia vários níveis: primeiro, a sociedade era dividida em três estados, o clero, a nobreza e o povo; sendo que os dois primeiros estados tinham privilégios do sistema feudal, não pagavam tributos e ainda cobravam do terceiro estado impostos altíssimos. E, outro fator era a dificuldade de romper com a economia agrária e desenvolver a indústria.
A desordem pública e privada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise Histórica da Revolução Industrial
  • Artigo Revolução Francesa e Maria Antonieta
  • ANÁLISE: A REVOLUÇÃO FRANCESA NO LIVRO DIDÁTICO
  • Revolução Francesa e Análise de dois documentos desse período
  • “Análise da representação social do poder na revolução francesa"
  • Resumo do artigo gênero: uma categoria útil de análise histórica
  • Revolucao francesa
  • Revolução francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!