Artigo acadêmico - Barbatuque: Invasão portuguesa

1057 palavras 5 páginas
FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira

Disciplina: Cultura Brasileira
Docente: Profa. Me. Rosana Baptistella

INVASÃO PORTUGUESA

Caroline Bonfogo
Licenciando no 4º Semestre Artes Visuais
Faculdade de Administração e Artes de Limeira
Auxiliar de atendimento e Monitora de Oficinas
Secretaria de Cultura e Turismo de Leme

A apresentação de um barbatuque representando a chegada dos portugueses no Brasil, emitindo sons dos pés e do canto, com movimentos de pressionar e o som alterando conforme modifica a dramatização da história, tendo como referência a obra da artista Adriana Varejão que representa a invasão portuguesa.

Palavras-chave: barbatuque, portugueses, índios.

Barbatuque é a representação de sons emitidos pelo corpo, como por exemplo, palmas e voz, ou utilizando algum adereço para acompanhar este som, desde sapato, jóias com penduricalhos, batidas de objetos, etc.
A história da apresentação se baseia em um marco histórico do Brasil. A chegada dos portugueses, onde ouve muitas mudanças. As aldeias indígenas viviam em harmonia com a natureza, suas crenças, seus hábitos e cultura. Os portugueses chegaram e mudaram a vida deste povo, mudaram suas crenças, pois para os índios Deus estava na natureza, no céu, na terra e nas águas, para os portugueses Deus estava na religião e na bíblia. Mudaram seus hábitos pois para os índios o trabalho era para o sustento nas plantações, e onde os portugueses os escravizaram trabalhando em troca de bugigangas. Trouxeram também as doenças que causaram a morte de muitos índios. E de um povo alegre passa a ser um povo triste.
A apresentação se baseia no resumo desta história, Leia (português) com um carimbo marca todos os índios (Caroline, Fernanda Moselli, Fernanda, Silvia e Karen), com a cruz de malta, invadindo e com o egoísmo de que tem que ser do jeito dele, os índios aos poucos se retraem e baixam sua alto estima, o som de cada índio representando com os pés e o canto se

Relacionados

  • Educa O F Sica
    32576 palavras | 131 páginas
  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas