Artigo Acad Mico Gest O Ambiental UNOPAR

2898 palavras 12 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO tecnologia de gestão ambiental

CLAUDENIR DE OLIVEIRA ROCHA

GESTÃO AMBIENTAL COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ariquemes
2014
GESTÃO AMBIENTAL COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo

O homem ao se deparar com eminência possibilidade de ter ameaçada à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates internacionais. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.

Palavras-Chave: gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, responsabilidade ambiental e social, impacto ambiental.

1 – Introdução
A inclusão da mudança ambiental dentro da gestão empresarial se tem convertido em uma necessidade inexplicável para aquelas empresas que não queriam atuar e cumprir com as obrigações perante a sociedade.
Esta inclusão se desenvolve eficientemente mediante a incorporação junto ao sistema de gestão geral da empresa, conhecida como Sistema de Gestão Ambiental, que deve instrumentar-se mediante os meios e estruturas necessárias para que não fique só como uma mera declaração de intenções. Neste contexto, este artigo trata do desenvolvimento econômico em relação ao meio ambiente; a responsabilidade ambiental da empresa; desenvolvimento sustentável; gestão ambiental; impacto

Relacionados