Artigo Acad Mico Eglo Do Brasil

2597 palavras 11 páginas
MODELO DE CONTROLE GERENCIAL: EMPRESA EGLO
DO BRASIL LUMINÁRIAS LTDA
Amanda Borges Souza
RA: 19311
Disciplina – Controladoria Gerencial
Profº: Carlos José Pereira

RESUMO
A controladoria é uma atividade nova no Brasil. No entanto, a grande maioria das empresas possui uma área de controladoria dentro da organização e um controller para gerenciar o seu sistema de informação, participar dos processos de planejamento, ser responsável pelos seus registros contábeis, estando este cada vez mais envolvido no processo de tomada de decisão. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar qual é o papel da controladoria dentro de uma organização. A empresa utilizada como modelo de gestão é a
Eglo do Brasil Luminárias Ltda.
Palavras-chave: Controladoria, Modelo de Gestão.

1. INTRODUÇÃO
A controladoria é um ramo de estudos bastante controverso, com funções ainda a ser definidas pelas organizações. Alguns estudiosos entendem que a controladoria é um setor de controle, próxima a auditoria. Outros a enxergam como uma área do conhecimento extremamente importante no mundo dos négocios, pois auxilia diretamente na tomada de decisões, colaborando com os gestores na busca da eficiência corporativa.
De acordo com Beuren (2000) o objetivo da controladoria é dar suporte informacional em todas as etapas do processo de gestão, com vistas a assegurar o conjunto de interesses da empresa, na medida em que mantêm os gestores informados sobre os eventos passados, o desempenho atual e os possíveis rumos da empresa.
Para Figueiredo & Caggiano (1997) o objetivo da controladoria é garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial.
A controladoria surgiu da necessidade dos gestores de obterem um departamento específico dentro das organizações que lhes proveja o suporte informacional, maior controle interno das operações, planejamento tributário, elaboração de orçamento e que formule estratégias para que eles possam tomar decisões corretas e

Relacionados