Artigo acadêmico

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
Artigo- Objeto de Estudo

A primeira mulher no comando do Brasil

A primeira Mulher a ser eleita presidente da República Federativa do Brasil foi Dilma Vana Rousseff Linhares (PT). Ela possui um histórico bem polêmico relacionado à sua participação e envolvimento na resistência contra a ditadura militar. O modo no qual foi desenvolvendo seus principais pensamentos e como ela chegou ao cargomais importante da nação é um tema que a mídia, principalmente, fez com que gerasse grande repercussão na sociedade. Cada veículo relata os dados de uma forma diferente, o que varia da formação ideológica de cada um.
Dilma Rousseff é um assunto que gera, na maioria das vezes, uma grande repercussão nas mídias. Ela, que foi alvo de muitas denúncias nas campanhas eleitorais de 2010 por ter umpassado conturbado e uma extensa ficha criminal na época da ditadura militar, conseguiu ter aprovação de 56,05 % dos eleitores brasileiros no segundo turno, quando competia ao cargo com José Serra (PSDB), o que garantiu sua vitória. Desde quando a presidente entrou para o cargo mais importante, até mesmo o apoio do ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva, ficou reconhecido pelo seu carisma e suapopularidade.
A atual presidente do Brasil participou intensamente na resistência popular contra a ditadura e se tornou uma das principais influências do mundo, devido ao seu histórico polêmico e suas conquistas.
Sua participação na resistência popular contra a ditadura faz com que ela gere sempre assuntos de repercussão nas mídias. Em 2009 foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes doano. Em 2010 classificou-se como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. No ano seguinte, pela revista Time, ficou conhecida com a terceira mulher mais poderosa do planeta.
Mas apesar de todos esses fatores positivos, quando Dilma Rousseff ganhou as eleições, a mass media conseguiu manipular a sociedade do espetáculo de forma que a imagem da presidente fosse a melhor possível, não que não fosse. É sim,principalmente pelo fato de ser a primeira figura feminina no poder do país. Mas há muitos fatos importantes sendo omitidos pela imprensa por interesses políticos. Nos veículos midiáticos, tanto os impressos quanto os televisivos e on line, mostraram uma trajetória de mulher sofrida e batalhadora, mas omitiram muitos fatos sobre seu “passado negro”. A mídia mostrou ao público aquilo que queriamrepercutir, no caso, o que era de interesse da própria mídia. Alguns exemplos disso são:
Primeiro; na época da campanha eleitoral, quando ela se posicionou a favor do aborto. Essa atitude de Dilma causou grande repercussão, no caso, negativa para a imagem dela, principalmente porque a igreja católica não hesitou em criticar a atitude da então candidata a presidência da república;
Segundapolêmica, e mais grave, foi a sua extensa ficha criminal, o que foi alvo de vários adversários políticos da petista. Apesar das revelações de seu passado ter vindo à tona, ela não se intimidou com as graves acusações, em que a intitulavam até como assassina, pois continuou sua campanha eleitoral até o fim. Em sua ficha criminal ela é citada como terrorista e assaltante.
Todos esses fatos foram“abafados” pela imprensa quando sua vitória foi anunciada. Tudo que seus adversários usaram contra ela na campanha, a imprensa usou a favor, por meio de matérias sobre sua trajetória e entrevistas em que ela teve a chance mudar sua imagem.

Trajetória política

O histórico político de Dilma é marcante, já que ela passou a participar diretamente com organizações que defendiam a luta armada contra aditadura militar. Ela ficou presa durante três anos em que passou por sessões de tortura. Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde se iniciaram seus primeiros envolvimentos dentro da política brasileira.
Logo após o Golpe Militar de 1964, Dilma se interessou pelos ideais socialistas e defendia lutas armadas contra o regime militar. A atual presidente passou três anos presa, no qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo academico
  • Artigo academico
  • Artigo Academico
  • Artigos acadêmicos
  • Artigos acadêmicos
  • artigo academico
  • artigo academico
  • Artigos acadêmicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!