Artigo acadêmico: os índios na história do brasil

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
OS ÍNDIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL

Edjilda Santos Ferreira¹

Resumo

Este breve esboço traz por finalidade ressaltar a importância dos índios na História do Brasil. Objetivando analisar o índio brasileiro na História e na formação desta nação. Faz-se necessário reescrever a História Indígena, modificar os discursos que representam os nativos estereotipando-o do modo mais pejorativo. O índionão se reduz àquilo que enche os livros didáticos nos colocando como seus herdeiros culturais – comidas, vocabulários, costumes – e empobrecendo a sua história. Buscou-se muito, no passado, fazer com que os índios deixassem de ser índios, abdicassem de seus modos de vida, rituais e línguas, para se tornarem “brasileiros civilizados”. Hoje, vemos o contrário, cobram que os índios falem suas línguas,mantenham suas tradições, estejam distantes da “civilização” para se preservarem, para não perderem a cultura. Existem anos de escravização, epidemias, guerras e desrespeito. É essencial uma abordagem de todo o universo histórico e cultural das sociedades indígenas, uma compreensão do desenvolvimento das mesmas, no território brasileiro.

PALAVRAS-CHAVES: Historiografia. Índios. Cidadania.

11

Graduanda do curso de História pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

O nome índio foi empregado aos povos que habitavam as Américas em uma primeira impressão que os europeus tiveram ao chegarem aqui no Brasil, já que acreditavam terem chegado às Índias (diz-se que é o primeiro erro da História quanto aos índios, que perdurou). Existia uma imensa variedade destes povos, mas,não havia nenhum interesse por parte dos colonizadores em como chamá-los ou em verificar diferenças, tratá-los por igual era bem mais propício, considerando o fato de que o objetivo era único – domínio religioso, político e econômico. Mesmo depois de descobrirem que não se encontravam na Ásia, continuaram a chamá-los assim. O conhecimento que nos é disponível sobre aqueles índios é baseado em relatose descrições dos próprios europeus que aqui estiveram naquela época – a Carta de Pero Vaz de Caminha; as aventuras de Hans Staden – e vão apresentar em seus detalhes o modo de vida indígena, desde vestimenta e costumes até os ritos religiosos. Ainda assim, o que sabemos sobre aqueles indígenas é pouco, tais fontes não são seguras, nos incitando a pensar no que realmente aconteceu. No que serefere à História do Brasil, aprendemos que tudo começa a partir do “descobrimento”. Mitos que os envolvem e muitos estereótipos que lhes são empregados – um bando de selvagens primitivos, ingênuos e dóceis, ou simplesmente um povo que subsiste – são alguns dos motivos da forma preconceituosa e idealizada como as populações indígenas são vistas pela sociedade brasileira. Observamos, por exemplo, aspopulações rurais que vivem dominadas (política e economicamente) pelas elites (interessadas nas terras dos índios e nos recursos ambientais existentes nelas) e carecem disputar as poucas oportunidades de sobrevivência em determinadas regiões com as sociedades indígenas que vivem nelas. Por isso, as populações rurais usam estereótipos como “preguiçosos” e “ladrões”, tentando justificar as ações queempreendem contra os índios – invasões de territórios. As populações urbanas, por sua vez, têm uma tendência a considerar os índios como os donos da terra por serem seus primeiros habitantes e por saberem conviver com a natureza sem prejudicá-la. Esta imagem remota é também fruto do pensamento de que o índio é parte do passado e sendo, assim, parte do passado, justifica-se o seu processo dedesaparecimento.

No geral, a historiografia brasileira não dedica muito espaço à história indígena que é, portanto, restrita e um tanto secundária. É fácil perceber que como todos os povos que compõem o Brasil o índio tem uma história, história esta que carece ser reconstituída em seu panorama para assim desconstruir as análises sensacionalistas que configuraram o indígena num cenário primitivo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história dos índios no brasil
  • História dos Índios no Brasil
  • História dos índios no Brasil
  • História dos Indios no Brasil
  • O negro e o índio na história do brasil
  • ÍNDIOS NO BRASIL HISTÓRIA, DIREITOS E CIDADANIA
  • A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO
  • Projeto : A história dos Índios e Negros no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!