ARTIGO 482

Páginas: 2 (391 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Justa Causa – Ato Lesivo a Honra
O artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho, em sua alínea “j” e “k” que trata da despedida por Justa Causa por Ato Lesivo a Honra ou Boa Fama.
O fato doempregado, praticar o ato de ofensa a alguém constitui justa causa para o seu despedimento, pois se trata de ato lesivo a um bem jurídico que o direito tutela que é a honra e a boa fama das pessoas, oofendido pode ser o empregador, o colega de trabalho, o administrador, o gerente, os visitantes, os fornecedores, e toda e qualquer pessoa que se relacione com o empregador e/ou a empresa.
A ofensa àhonra ou boa fama podem ser classificadas de três maneiras: calúnia, difamação e injuria; que estaremos estudando separadamente a seguir:
Calúnia: consiste em imputar falsamente a alguém a prática deum ato definido na lei como infração penal. Por exemplo: o gerente está praticando desfalque contra a empresa.
Difamação: é menos grave e consiste na imputação falsa de um ato lesivo à honra e à boafama, embora não definido como infração penal. Por exemplo: o chefe de pessoal mantém relacionamento sexual com a vizinha.
Injúria: é ainda menos grave, é a ofensa direta. A sua forma mais comum é oxingamento, o palavrão, o gesto obsceno para ofender. Por exemplo: você é corrupto, você é um moleque de rua e outras maneiras de xingar o superior hierárquico ou colega de trabalho.
Ofensas físicas:nas mesmas alíneas (“j” e “k” do art. 482 da CLT), o legislador trata da ofensa física praticada contra o empregador, administrador, colegas de trabalho ou outras pessoas. É a prática de agressão,tentada ou consumada, no local de trabalho ou que tenha relação com o trabalho. É, sem dúvida, uma falta grave que autoriza demissão, por justa causa, do agressor.
Legítima defesa: se o empregado,porém, agir em legítima defesa (a repulsa da força pela força diante do perigo apresentado pela injusta agressão, atual e eminente, quando outro meio não se apresenta para evitar o perigo ou a ofensa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo 482 CLT
  • Artigo 482 da clt
  • Artigo 482 alínea B CTL
  • Atos que ensejam a justa causa no artigo 482 da CLT
  • Artigo 482 da CLT (alíneas g, h e i).
  • ARTIGO 482, ALÍNEA "i"- ABANDONO DE EMPREGO
  • DA JUSTA CAUSA: ARTIGO 482, ALÍNEA “B”, DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS
  • CLT 482

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!