Artigo ‘o que é a inteligência? uma perspectiva histórico evolutiva’

Páginas: 2 (478 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2012
O termo inteligência foi criado pelo filósofo romano Marco Túlio Cícero, o qual se baseou na distinção promovida por Platão entre os aspectos cognitivos e os comportamentais das pessoas – aquelesrelacionam-se ao pensamento e ao raciocínio; estes, às atitudes e às expressões de emoção. Tal termo recebeu e recebe diversos significados, que variam conforme vários fatores relativos aos seuscriadores, sendo a época histórica e a cultura uns dos mais importantes. Bom senso, capacidade de aprender, adaptação a diferentes (distintas) situações e a situações diferentes (inusitadas) e capacidade deraciocinar logicamente figuram entre as acepções admissíveis para essa palavra. Há também quem considere inteligência como a faculdade de resolver problemas de forma prática. Bertold Brecht, porexemplo, disse que “inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente”. No que tange ao bom senso, deve-se salientar que cada cultura forma sua própria ideia do que sejam atitudesadequadas e inadequadas.

Esse termo pode ser, outrossim, conceituado como senso crítico. Os indivíduos que adotam esse conceito acham que só é inteligente quem consegue inferir informações dos textoslidos ou ouvidos ou formar uma conclusão a partir disso e não valorizam a habilidade de memorização de dados como um critério para definir inteligência. Ser inteligente, nesse caso, é interpretar enão simplesmente entender, é ler nas entrelinhas.

As habilidades sociais podem igualmente ser citadas como critérios definidores do termo ora estudado. Howard Gardner estabelece, inclusive, ainteligência pessoal como uma das inteligências múltiplas. Alguns estudiosos relacionam ainda a metacognição à inteligência - trata-se da compreensão e do controle dos indivíduos sobre seus processos depensamentos, assim definida por Sternberg. Mas não é apenas a acepção de inteligência que suscita debates. Os fatores da inteligência, suas causas, são igualmente capazes de gerar indagações.

Há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AUTISMO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO – EVOLUTIVA
  • O AMOR NUMA PERSPECTIVA EVOLUTIVA
  • Artigo inteligencia
  • Artigo Perspectivas
  • Artigo computacoa evolutiva
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA
  • O lúdico na perspectiva histórico-cultural
  • As perspectivas historico-cultural na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!