Articulação temperomandibular

1917 palavras 8 páginas
Anatomia Cabeça e Pescoço Articulação Temporomandibular

A ATM é uma articulação sinovial e, portanto , permite amplos movimentos da mandíbula em torno de um osso fixo, que é o temporal.
È uma articulação bilateral, interligada pela mandíbula e interdependente, com movimentos próprios para cada lado, porém simultâneos, podendo ser considerada uma única articulação . è como se uníssemos as mãos direita e esquerda e, sem dobrar punhos e cotovelos, realizássemos movimentos com os membros superiores; a articulação do ombro direito não se movimentaria isoladamente, isto é, sem a movimentação da articulação do ombro esquerdo.
Há também uma relação de interdependência da ATM com a oclusão dos dentes de ambos os arcos, o que a torna peculiar e funcionalemnte complexa. Outras peculiaridades da ATM, que a distinguem das demais articulações do corpo, são: o revestimento de fibrocartilagem e nao de cartilagem hialina; a cabeça da mandíbula cresce na superfície, sem cartilagem epifisial; as faces articulares são bastante discordantes; um disco articular coloca- se entre as faces articulares; tem movimentos de rotação e de translação associados; impulsos proprioceptivos são gerados também ao nivel dos dentes e estruturas bucais.
Faces articulares ósseas
As partes ósseas da ATM são a cabeça da mandíbula (conhecida pelos clínicos como côndilo) e a eminência articular e a fossa mandibular do tamporal.
Cartilagem articular
As superfícies articulares temporal e condilar da ATM são cobertas por três camadas de tecidos. A mais extrerna é um tecido conjuntivo denso avascular, a intermediária, é uma camada onde predominam células indiferencidas e a mais interna é uma cartilagem fibrosa (firbocartilagem). Essa constituição diferencia a ATM das outras articulações sinoviais, que são revestidas exclusivamente por cartilagem hialina. São particularmantes espessas na vertente anterior da cabeça da

Relacionados

  • Saúde
    2300 palavras | 10 páginas
  • Miologia
    5846 palavras | 24 páginas
  • Anatomia- nervos
    4553 palavras | 19 páginas
  • A influência dos terceiros molares no tratamento ortodôntico
    13239 palavras | 53 páginas