articulação rbhs e psf

609 palavras 3 páginas
O processo de urbanização das grandes cidades brasileiras aconteceu de forma rápida e desorganizada. Devido isso, tem ocorrido problemas de âmbito socioestruturais que tem influenciado nos danos ambientais. Nesse contexto, disseminou-se o aparecimento de doenças parasitárias e epidemiológicas decorrentes da degradação ambiental. O governo brasileiro diante das problemáticas socioambientais, tem promovido programas de políticas públicas que visam melhorias na qualidade de vida da população através de projetos de habitação saudável.
O programa Saúde da Família é responsável por diversos projetos de políticas públicas, dentre eles existe o projeto da Rede Brasileira de Habitação Saudável (RBHS). Este, caracteriza-se como uma ferramenta para a operacionalização da política de promoção de saúde no setor habitacional. O projeto tem como propósito identificar e manejar a questão da habitação saudável na esfera local. No desenrolar do projeto de melhorias sociais, pretende-se alcançar o aprofundamento de um estudo sobre habitabilidade nessas áreas e o desenvolvimento de indicadores na área de saúde, ambiente e habitação que sejam interligados.
A realização operacional da RBHS é dividida em etapas:
Primeira Etapa - Identificação de áreas piloto:
Encontro do grupo técnico da Rede Brasileira de Habitação Saudável com o grupo técnico do Programa Saúde da Família, em prol da divulgação da proposta e identificação de áreas para execução do experimento piloto incluindo favelas e áreas de loteamentos irregulares.

Segunda etapa – Elaboração de oficinas: Elaboração de duas oficinas, uma em nível nacional, e outra em nível internacional, através do desenvolvimento e do debate do conteúdo programático para cartilhas de Habitação Saudável e Família Saudável destinadas na área de melhorias sanitárias domiciliares.
Terceira etapa – Elaboração do projeto: Integração externa da proposta para estruturar o modelo de capacitação/educação continuada, testar e auxiliar

Relacionados

  • HABITAÇÃO SAUDAVEL
    4037 palavras | 17 páginas