Articulação Pinóquio e Abordagem Hmanista

1460 palavras 6 páginas
ABORDAGEM TRADICIONAL:
A abordagem tradicional trata o homem como acabado, “pronto” e a criança como um “adulto em miniatura”, que precisa ser atualizado. E todo o ensino concentra-se no professor.
Para Snyders o ensino tradicional é o verdadeiro onde o professor tem um papel importante na transmissão de conteúdo. Isso quer dizer que precisamos do professor para ter uma educação adequada e até mesmo uma profissão.
O homem na abordagem tradicional é um receptor passivo, uma tabu rasa, que terá o conhecimento do mundo através de informações que será fornecida. O mundo que este homem vive terá sua realidade transmitida principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agencias, tais como família e igreja.
O contexto dessa educação engloba também em sua sociedade e cultura, onde esses elementos de modelos educacionais normalmente se encontram intimamente relacionado aos valores agregados pela sociedade na qual se realiza. O diploma pode ser tomado como instrumento de hierarquização. Desta forma, o diploma iria desempenhar um papel mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas. Tudo é repassada para que o aluno faça o armazenamento de tudo que é oferecido.
Na abordagem tradicional é indispensável à intervenção do professor, pois trata de uma transmissão de idéias selecionadas e organizada logicamente. A escola é uma agência de uma cultura complexa onde o professor se mantenha distante dos alunos.
A aprendizagem é feita como uma impressão de copias e modelos que serão gravados nas mentes individuais e esses modelos têm que ser adquiridos de forma imitados. E professor detém o poder decisório quanto ao método de ensino, já que as informações são fornecidas pelos manuais, e o aluno somente se limita a escutá-lo e reproduzir com exatidão o conteúdo nas avaliações, para que as notas obtidas sejam aceitáveis conforme aquisição cultural daquela sociedade.

ABORDAGEM COMPORMENTALISTA:
O conhecimento é uma

Relacionados