ARTICULAÇÕES ENTRE A LITERATURA E OS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS: CONHECIMENTOS, SIGNIFICAÇÕES E EXPRESSÕES NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR.

Páginas: 35 (8667 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO







GEOVANA DOS SANTOS OLIVEIRA MARQUES CAMARGO








RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO - 2011


ARTICULAÇÕES ENTRE A LITERATURA E OS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS: CONHECIMENTOS, SIGNIFICAÇÕES E EXPRESSÕES NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR.














Por:
GEOVANA DOS SANTOSOLIVEIRA MARQUES CAMARGO





Monografia apresentada à FACULDADE DE EDUCAÇÃO da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO como requisito parcial à obtenção do GRAU DE LICENCIATURA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E O BACHARELADO EM PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES E NOS MOVIMENTOS SOCIAIS.RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO – 2011
ARTICULAÇÕES ENTRE A LITERATURA E OS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS: CONHECIMENTOS, SIGNIFICAÇÕES E EXPRESSÕES NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR.














Por:
GEOVANA DOS SANTOS OLIVEIRA MARQUES CAMARGO





Monografia apresentada as
professoras Nilda Alves e Cláudia Chagas.



____________________________
Nilda G. Alves____________________________
Cláudia Regina R. P. das Chagas











RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO – 2011





DEDICATÓRIA
















Eu dedico este trabalho ao meu querido esposo Leandro de Souza Camargo e ao nosso filhinho (que está chegando) pelo grande apoio dado nestes anos de curso.



















AGRADECIMENTOS


Á Deus que me concedeu aoportunidade de concluir mais uma etapa em minha vida e realizar mais um sonho..
Ao meu esposo que compreendeu os meus momentos de ausência e me deu muita força para que pudesse continuar e não desistir dos meus sonhos
Ao meu pai e minha mãe, que mesmo tão distante, me deram força, amor, carinho e incentivo na realização de meus estudos.
À professora Nilda Alves, orientadora deste trabalho, pelasua atenção, dedicação e colaboração para a realização deste.
A todos os componentes do Laboratório Educação e Imagem, amigos e colegas de Faculdade que de certa forma contribuíram para a elaboração desse trabalho.
Aos meus queridos alunos que trabalharam e sofreram comigo nesta caminhada, contribuindo positivamente em meus estudos como aluna e professora.RESUMO

Este trabalho tem por objetivo mostrar, resumidamente, a pesquisa de monografia sobre orientação da professora Nilda Alves, onde busco compreender as tessituras cotidianas sobre os conhecimentos dos alunos, quando em contato com artefatos tecnológicos - celulares, câmeras digitais e computadores - e a literatura – contemporânea, clássica, jornalística, etc. Entendo que essas relaçõespermitem mostrar como se desenvolvem as articulações entre os discentes e os artefatos culturais que a literatura disponibiliza aos seus leitores/escritores, constituindo relações entre a ciência humana e a ciência tecnológica. Desta forma, vamos estabelecendo diferentes usos no campo da tecnologia, nos espaçostempos de novas relações, (re) criando ideias, conhecimentos e significações, em situaçõesde sala de aula, possibilitando que os envolvidos discutam, analisem e teçam as múltiplas práticas presentes nos cotidianos através das produções de vídeos. Partindo da idéia de que o ensinoaprendizagem dos discentes se dá em múltiplos espaçostempos e de que é na articulação deles com o cotidiano escolar que a educação é vivenciada, compreendo que há necessidade de estudar tanto cada um deles, comoa relação entre eles, o que significa entrelaçar diversas histórias/narrativas produzidas pelos mesmos, identificando os ensinoaprendizagens que cada um vai tecer no contexto escolar, com a criação de novos conhecimentos a partir do diálogo mediado por este artefato cultural.



Palavra Chave: Cotidiano escolar, ensinoaprendizagem, Artefatos culturais.














RESUMEN...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entre fios e redes: o conhecimento e sua tessitura na/da pesquisa nos/dos/com os cotidianos escolares
  • Conhecimento tecnologico
  • A Literatura no Cotidiano
  • Conhecimento Tecnologico
  • O cotidiano Escolar
  • cotidiano escolar
  • Cotidiano Escolar
  • Geografia escolar e cotidiano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!