articulações cárpicas

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
ALUNOS: RAFAELA CAVALCANTE; GLEISON CASTRO; RAQUELINE DIAS; SAMEQ SILVA; CELSO CASTELO BRANCO; VICTORIA








ARTICULAÇÕES CÁRPICAS










MANAUS - 2014
ÍNDICE























INTRODUCÃO

O presente trabalho é sobre Articulações Cárpicas, mais concretamente das EstruturasAnatômicas das articulações que envolvem os ossos cárpicos. Tendo como três principais articulações as Antebraquicárpica, intercárpica e carpometacárpica, sendo que na vista palmar encontramos o osso acessório do carpo, onde saem outros quatro ligamentos: acessório ulnar, acessório carpoulnar, acessório metacárpico e acessório quartal, que juntos promovem os movimentos essenciais de flexão eextensão.

















OBJETIVO

São objetivos deste trabalho mostrar a importância das articulações que são responsáveis pelo movimento dos ossos a partir de suas extremidades, demonstrados neste, sobre articulações cárpicas que auxiliam os movimentos distais do membro torácico.






















ARTICULAÇÕES CÁRPICAS

Essas articulaçõesconsideradas em conjunto constituem todas as articulações entre os ossos cárpicos. Constituem de três articulações principais:
A articulação antebraquicárpica formada pela extremidade distal do rádio (radiocárpica) e da ulna (ulnocárpica) e a fileira proximal do carpo, a articulação intercárpica formada entre as duas fileiras do carpo, que inclui as articulações mediocárpicas e a articulação do ossoacessório do carpo, a articulação carpometacárpica, formada entre a fileira distal do carpo e as extremidades proximais dos ossos metacárpicos. As articulações proximal e média podem ser consideradas como gínglimos, embora não sejam típicos ou puros exemplos de articulação de gonzo. A articulação distal é plana. Além disso, há articulações planas formadas entre ossos adjacentes da mesma fileira.Todos eles formam uma articulação composta com numerosos ligamentos.
A cápsula articular pode ser considerada, no que concerne a parte fibrosa, como sendo comum a todas as três articulações. Ela se insere próximo a margem da superfície articular do rádio proximalmente e ao metacarpo distalmente, sua face profunda também está inserida, em grau considerável, aos ossos cárpicos e aos pequenosligamentos. Sua parte dorsal, o retináculo extensor (ligamento dorsal do carpo), é frouxa, exceto durante a flexão, e auxilia na formação dos canais fibrosos para os tendões extensores. Sua parte palmar, o ligamento cárpico palmar, é muito espessa e densa, e está intimamente inserida nos ossos cárpicos. Ele nivela as irregularidades do esqueleto, e forma a parte dorsal lisa do canal cárpico. Ele continuadistalmente formando o ligamento acessório (moderador inferior ou subcárpico) que se une ao tendão do flexor digital profundo aproximadamente no meio do metacarpo, e bem pode ser considerado com a porção cárpica (tendinosa) daquele músculo.
A membrana sinovial forma três sacos correspondentes às três articulações. O saco radiocárpico é o mais volumoso, ele inclui as articulações formadas peloosso cárpico acessório, bem como aquelas entre os ossos cárpicos proximais até os ligamentos interósseos. O saco intercárpico envia extensões proximal e distalmente entre os ossos de duas fileiras até aos ligamentos interósseos, entre o terceiro e o quarto ossos cárpicos ele se comunica ao saco carpometacárpico. Este último é de extensão muito limitada e é intimamente aplicado aos ossos, ele circundaa articulação carpometacárpica, e também lubrifica as partes inferiores das articulações entre os ossos cárpicos distais e as articulações intermetacárpicas.
O ligamento colateral lateral do carpo está inserido proximalmente ao processo estiloide lateral do rádio. Sua longa parte superficial se insere distalmente à extremidade proximal do quarto osso metacárpico, essencialmente, mas algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Articulações
  • articulaçoes
  • Articulações
  • Articulações
  • articulaçoes
  • Articulações
  • articulações
  • Articulações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!