ARTICULAÇÃO INTEGRADORA

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
O papel do professor não é apenas transmitir seus conhecimentos para os alunos, mas é buscar fora da escola um contexto cultural e tecnológico, para obtenção de uma maneira criativa, que vá despertar a curiosidade dos alunos no conhecimento, dessa forma o pedagogo tem o papel de auxiliar o professor nesses processos.
ARTICULAÇÃO INTEGRADORA
Nos dias atuais é possível perceberclaramente as dificuldades que profissionais da área da educação vem sofrendo, como falta de materiais e boa infraestrutura. Consequentemente isso gera prejuízos não a penas para os profissionais da educação mais também para os estudantes, dificultando assim que esses profissionais passem para todos a ideia de inclusão de que a educação é para todos. Ate mesmo porque é na escola que se tem umaconstrução de referencias para que seja entendido e respeitado as diferenças e dificuldades de cada um para que não ocorra situações de discriminação racial,de genero, de sexualidade, de diferenças físicas, mentais e tantas outras absorvida pela cultura escolar e transformadas em cenas de desconforto.
“Muito professores encontram dificuldades ligada à inclusão de alunos e falta de capacitação encontramproblema em resolvê-los é aí que entra o pedagogo para auxiliar o professor orientando-os como trabalhar com esse aluno oferecendo-lhes subsídios para que cada educando seja atendidos nas suas necessidades. Esses subsídios podem ser flexionando a grade curricular adaptando os conteúdos, as estratégias e a metodologia de ensino.” Por isso o profissional pedagogo deve atuar com um compromisso ético,histórico, politico e com responsabilidade social com a educação.
Assim como os professores os pedagogos sofrem com a dificuldade de se manterem atualizados, fazendo assim com que procurem formas para aprimorarem seus conhecimentos, para que possam atuar da melhor forma e competência possível, proporcionando assim o melhor para seus alunos.
Mas para que essas mudanças sejam realizadas o pedagogodeve analisar a organização do trabalho escolar como, a forma de direção, o comprometimento dos professores e a participação coletiva. Só depois dessa analise, se poderá saber como e quais medidas devem ser aplicadas a cada situação.
O pedagogo atua na liderança do sistema educacional, que pode ser na gestão de ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Dentre esses três fatores opedagogo deve criar junto com os professores objetivos e metas para a realização de ações de reflexão, orientação, coordenação e um acompanhamento escolar junto com a família e com a sociedade para que ocorra uma mudança no processo de ensino- aprendizagem. Essas ações e coordenação contribuem para que ocorra uma integração entre professores, alunos e famílias, através das disciplinas dadas em sala.Independente da área de atuação do pedagogo, com a sua liderança ele proporciona ao professor uma confiança para que o mesmo possa ter criatividade e segurança para a realização de ensino com seus alunos. A atuação do pedagogo favorece uma união na escola, que consequentemente traz melhorias quanto ao clima organizacional e proporciona um respeito mutuo e boa convivência.
A intenção do pedagogo émostrar que um trabalho em grupo pode gerar mais satisfação no trabalho e melhoras no relacionamento com os companheiros de trabalho no dia a dia. Pois assim terão uma relação melhor e buscarão juntos, soluções para os problemas enfrentados em sala de aula. Incentivando e fazendo assim com que os professores fiquem mais unidos e se aperfeiçoem profissionalmente, gerando assim mais animo eentusiasmos não só pra eles mais também para os alunos e seus familiares. Fazendo assim com essas interações sociais possibilitem uma curiosidade e um incentivo dos alunos e seus pais sobre a educação. Melhorando assim também a relação entre aluno e professor, que em muitas vezes não é muito amigável, pois nem sempre o aluno recebe do professor, respeito, atenção e incentivo para superar as dificuldades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Articulaçaõ integradora
  • Articulaçao
  • articulaçao
  • Articulaçao
  • Articulação
  • Articulação
  • ARTICULAÇÃO
  • Articulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!