ARTICULAÇÃO EM REDE

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
ARTICULAÇÃO EM REDE

O QUE SÃO REDES
Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Hollanda, rede é palavra derivada do latim [rete], significando entrelaçamento de fios, cordas, cordéis, arames, com aberturas regulares fixadas por malhas formando uma espécie de tecido.
Rede também pode significar cilada, armadilha, referindo-se a pesca e caça, ou proteção e sustentação (podendo dividir espaços)ou pode referir-se a cuidados pessoais como as redes de cabelos.
Em um outro sentido, redes são mecanismos que garantem fluxos ou circulação como as redes de comunicação, transporte, água, esgoto, telecomunicações.
A antropologia, a sociologia e a geografia também utilizam o termo rede para significar (1) formas de interação entre indivíduos (redes primárias, antropologia); (2) múltiplasrelações tecidas a partir de grupos ou associações coletivas (redes sociais, sociologia); ou (3) os níveis de interdependência e fluxos entre cidades (geografia, redes urbanas).
Em síntese, podemos dizer que o trabalho em rede é aquele que tem por foco as interações vividas pelos indivíduos em seus espaços de comunicação, troca e/ou ajuda mútua. Estes espaços emergem a partir de interesses compartilhadose/ou por situações vivenciadas (grupos ou localidades).
O uso do conceito de rede no senso comum
No nosso cotidiano, fazemos contato com diversas realidades que se apresentam como sendo redes.
Guará aponta que o conceito tradicional de rede é a “Cadeia de serviços similares, subordinados em geral a uma organização-mãe que exerce a gestão de forma centralizada e hierárquica” (p.12).
Nos diasatuais, as “redes” buscam legitimação através de fluxos ativos de informação e interação.
Além das redes que integram estabelecimentos gerenciados por uma unidade central, é muito comum, nos dias de hoje, encontrarmos negócios organizados a partir de “franquias”. A partir de um contrato entre franqueador e franqueado, estes negócios fazem a distribuição de produtos e serviços, sendo legitimadospelo uso do “nome” do negócio do franqueador.
Com os avanços na tecnologia da informática e da telecomunicação, temos hoje um alcance enorme nas ações realizadas em rede por atores que se comunicam via internet.
O uso das redes na gestão pública
Um dos maiores desafios na gestão de políticas públicas é, sem dúvida a necessidade de descentralizar as atividades sem perder o controle e o sentidodas ações implementadas.
De um lado, temos a necessidade da gestão vertical que deve ser preocupação de cada política setorial, e de outro a necessidade da gestão horizontal já que os sujeitos destas políticas são os mesmos nas várias ações setoriais.
Um dos maiores desafios é compatibilizar as diretrizes macro com as características de cada um destes territórios e isso somente pode ser feito sehouver um trabalho em rede, envolvendo técnicos das diversas políticas (agentes públicos ou de ONGs) e dando voz à população à qual estas ações se destinam.
Quatro condições são necessárias para a operacionalização de redes: (1) papel institucional; (2) Papel Facilitador/articulador, 3) Papel Coordenador/Gestor, 4) Papel Operacional.
Conceito de rede em Elizabeth Bott
Na formação da redesomente alguns – e não todos os indivíduos – tem relações sociais uns com os outros. As unidades componenciais externas não formam um todo social mais abrangente, não estão cercadas por uma fronteira comum. A autora fala na variação de “conexidade” dessas redes, definindo conexidade como a extensão em que as pessoas conhecidas por uma famílias se conhecem e se encontram umas com as outras,independentemente da família.
Tais relações podem se dar como “malhas estreitas” e como “malhas frouxas”. Chama de estreita a malha da rede na qual existem muitas relações entre as unidades, e frouxa aquela na qual existem poucos relacionamentos desse tipo.
Na análise que faz, da vida familiar, aponta que o grau de segregação no relacionamento de papel entre marido e a esposa varia diretamente com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Articulação de Redes de Atenção à Saúde
  • A especificidade de um sistema de garantia do direito e de sua articulação em rede
  • BALDISSERA, Rudimar. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE MARCA: redes de organizações por articulação...
  • Análise acerca da organização e a articulação da Rede Sócio Assistencial do Município de Duque de Caxias:
  • Articulaçao
  • articulaçao
  • Articulaçao
  • Articulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!