Articulação do cotovelo

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço, na extremidade superior dos primatas (ou membro anterior dos restantes vertebrados tetrápodes.
É uma articulação complexa, principalmente nosprimatas, apesar de ligar apenas três ossos, o úmero à ulna e ao rádio. A ligação do úmero à ulna (ou cúbito), na parte posterior e externa do braço, funciona como uma dobradiça; a ligação ao rádio ,do lado interno, funciona como um pivot, permitindo a rotação do antebraço.
É possível sentir os dois côndilos do úmero, embora o exterior esteja coberto pelo músculo braquial. Na parte posteriormédia do cotovelo, pode sentir-se a grande apófise olecrânica do cúbito que, quando braço está estendido, se encontra entre os dois côndilos do úmero. Entre esta apófise e o côndilo interno existe umareentrância onde se encontra alojado – e sem quase nenhuma protecção - o nervo ulnar, que dá a sensação de choque quando contundido.
Ações
Na articulação do cotovelo (úmero e ulna) a flexão e extensãodo antebraço são os movimentos possíveis em cadeia cinética aberta. A articulação radio-ulnar proximal e distal os movimentos permitidos são a pronação e a supinação do antebraço em cadeia cinéticaaberta.
No ser humano, as veias superficiais na curva do cotovelo são conspícuas e formam um 'M', no qual as hastes direitas são as veias radial e ulnar, enquanto que a haste oblíqua externa é a veiamédia cefálica e a interna a veia média basílica

Articulação do Cotovelo

A articulação do cotovelo é uma articulação composta compreendendo três articulações envolvidas pela cápsula articularcomum.
A articulação umero-ulnar é sinovial do tipo gínglimo (ou em dobradiça) e atua de forma preponderante na articulação do cotovelo, permitindo no entanto, ligeiros ajustes lateral e medial durante omovimento do rádio na pronação e supinação. Sendo que sua estabilidade, não é afetada com a retirada cirúrgica da cabeça do rádio. A articulação úmero-radial, é uma juntura sinovial trocóide que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Articulação do cotovelo
  • Musculos da Articulação do Cotovelo
  • Cotovelo
  • Cotovelo
  • Cotovelo
  • Cotovelo
  • Articulaçao
  • articulaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!