Articulação atlanto axial

Páginas: 8 (1981 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
1. Resumo 2
1.1. Introdução 2
1.2. Materiais e métodos 2
1.3. Discussão 2
1.4. Conclusão 2
2. Introdução 4
3. Materiais e métodos 6
4. Discussão 7
4.1. Coluna cervical 7
4.1.1. Atlas 7
4.1.2. Axis 8
4.2. Articulação Atlanto-Axial (C1 - C2) 9
4.2.1. Cápsulas Articulares 9
4.2.2. Ligamento Atlanto-axial Anterior 10
4.2.3. Ligamento Atlanto-axialPosterior 10
4.2.4. Ligamento Transverso do Atlas 10
4.3. Patologia: Instabilidade Atlanto – Axial 10
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. Resumo


1.1. Introdução

Explanação sobre a anatomia, patologia e artigos científicos da articulação atlanto-axial.
Mostrar aos alunos do curso superior de tecnologia em radiologia a importância da referida articulação articulação, bem comocitar exemplos de patologias mais comuns

1.2. Materiais e métodos

Pesquisa baseada em artigos científicos e imagens referentes à articulação, bem como apontamentos obtidos em sala de aula por parte dos componentes do grupo, quais sejam, Carlos Eduardo Pedrero de Camargo, Karine Rodrigues Noronha, Márcio Mariotto Fernandes e Rosineide Antonio dos Santos.

1.3. Discussão

Aarticulação atlanto-axial é composta pelas duas primeiras vértebras da coluna cervical, quais sejam, o atlas (C1) e o axis (C2). O atlas, por sua vez, articula-se com o axis através do chamado processo odontóide (“dente”) e do processo articular. Tais articulações são classificadas como sinoviais, sendo responsáveis pelos movimentos de rotação e de flexão do crânio. Tais vértebras, em comparação com asdemais vértebras cervicais podem ser consideradas como atípicas (o atlas por possuir dois arcos e o axis por possuir um processo odontóide). No desenvolvimento de nosso estudo, poderemos ver com maior riqueza de detalhes tais características, bem como as ligações entre ambas as vértebras.


1.4. Conclusão


Com base nos artigos obtidos através da internet (“NCBI” e Wikipédia), concluímos que umadas patologias mais marcantes da conhecida Síndrome de Down, é o deslocamento ou desalinhamento da articulação atlanto-axial, causada pelo mau desenvolvimento craniano, o que causa diferentes esforços na sustentação occipital, haja vista o aumento do espaço existente entre o atlas e o axis. Tal comprometimento pode gerar diversas conseqüências, desde lesão medular, até mesmo a morte, por paradarespiratória, o que demonstra a grande importância da prevenção e manutenção de normalidade em referida articulação, o que pode ser feito desde os primeiros exames intra-uterinos (ultrassom, raios-X, etc.).


2. Introdução


No estudo realizado pelo Hospital Geral de Albacete/Espanha, utilizou-se grande proporção da população local, portadora da Síndrome de Down, para se determinar aincidência e variedade de mudanças na coluna e para definir as diretrizes para um diagnóstico preventivo em relação à instabilidade atlanto-axial, que é disfunção comum em tais pacientes.
Foram utilizadas imagens de raios-X da coluna cervical (vista lateral e em flexão) de 188 pacientes, com medida do intervalo atlanto-axial. Utilizou-se ainda exames de tomografia computadorizada (TC) e reconstruçõestridimensionais em 25 pacientes escolhidos aleatoriamente. Foram feitos cortes axiais na parte superior da vértebra C3 até o occipital em intervalos de 3mm, com espessuras de igual medida.
Através dos exames de TC, observou-se maior incidência de má formação, em comparação a outros tipos de exames, destacando-se o seguinte dado: 100% de assimetria dos côndilos occipitais em tais pacientes econseqüente instabilidade do atlas (em 96% dos casos), bem como deslocamento dos odontóides (84% dos casos).
Por conta disso, chegou-se à conclusão de que o desenvolvimento assimétrico do osso occipital, relaciona-se ao desbalanceamento dos respectivos côndilos, o que causa mal posicionamento crânio-cervical.
Estudos ainda mais recentes, como por exemplo, o que foi levado a efeito pelo Departamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Articulaçao
  • articulaçao
  • Articulaçao
  • Articulação
  • Articulação
  • ARTICULAÇÃO
  • Articulação
  • Articulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!