Artgio expositivo

1332 palavras 6 páginas
Artigo

Expositivo

Desperdício de Alimentos

Todos os dias, no mundo todo, são produzidas enormes quantidades de alimentos, no entanto, a fome mata uma pessoa a cada 3,5 segundos. Segundo o Relatório Mundial Sobre a Fome 2006 da ONU, estima-se que hoje existam 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo. O documento revela que 300 milhões de crianças passam fome no planeta e 25 mil pessoas morrem por dia de má nutrição ou doenças associadas ao problema.

Um dos agravantes dessa situação é o alto índice de desperdício de alimentos registrados todos os dias em todo o mundo. Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Centro de Agroindústria de Alimentos mostra que o brasileiro joga fora mais do que come. Em hortaliças, por exemplo, o total anual de desperdício é de 37 quilos por habitante.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, nas dez maiores capitais do País, o cidadão consome 35 quilos de alimento por ano, ou seja, dois quilos a menos do que o total que é jogado no lixo. A média de desperdícios no Brasil está entre 30% e 40%. Nos Estados Unidos, esse índice não chega a 10%. Estima-se que em restaurantes, o índice de desperdício chega a 15% e nas casas, a 20%.

Banco de Alimentos

Na tentativa de mudar esse contexto foi criada a Organização Não-Governamental Banco de Alimentos, que tem como matéria-prima o alimento que iria parar no lixo. É como se a Organização colhesse pela segunda vez esse alimento. Surge então o conceito de "Colheita Urbana". O Banco de Alimentos distribui mantimentos fornecidos pelas empresas doadoras entre instituições beneficentes cadastradas a pessoas assistidas pela ONG.

O Banco de Alimentos funciona de três maneiras distintas e interligadas: fornecendo alimentos e combatendo o desperdício, promovendo ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas e expandindo suas ações e conhecimento para fora das áreas onde existe o

Relacionados