Artesãos de Rio Brilhante usam a criatividade e reutilizam materiais.

365 palavras 2 páginas
Artesãos de Rio Brilhante usam a criatividade e reutilizam materiais.

Geração de renda, reintegrar jovens infratores na sociedade e mostrar as belezas do estado nos seus diversos segmentos são uns dos principais objetivos da ARTEBOA, grupo de artesãos de Rio Brilhante, que vem aos poucos conquistado seu espaço e divulgando seus trabalhos em várias cidades do estado.

Tendo o artesanato como uma forma resgatar a cultura sul-matgrossense, principalmente a cultura, pertencente a região, sendo o pantanal, um verdadeiro santuário ecológico da humanidade e fonte inspiradora para os artesãos nos seus diversos segmentos.

A matéria prima “capim taboa” e madeira (refugo) é farta em nosso município e a arte de transformá-los em produtos acabados, nós artesãos da ARTEBOA, dominamos perfeitamente, haja visto as peças produzidas e comercializadas com demanda crescente, sendo que antes existia aqui em Rio Brilhante o artesanato produzido de forma rudimentar pelos remanescentes dos índios caiuás e comercializado à beira da rodovia BR 163, no distrito de Prudêncio Thomas, disse a artesã Antonia Morais, líder do grupo.
A dona de casa Maria Ferreira, contou que tinha vários móveis abandonado no fundo do seu quintal e que graças ao trabalho dos artesãos foi possível reutilizar de volta esses objetos. “Havia muito entulho aqui em casa, como banco quebrado, cadeiras, mas fiquei sabendo desse trabalho e resolvi reciclar esses objetos e o trabalho ficou muito bom além de deixar mais bonita a casa” disse a dona Maria.
A ARTEBOA qualifica através de cursos, pessoas carentes da comunidade, gerando renda e contribuindo para a diminuição de mão de obra ociosa, levando a cultura e o nome do município e estado, para todo o país e também no exterior, também ministrando cursos no presídio feminino de Rio Brilhante, lar do menor protegido e menores de idade que cometem pequenos delitos também são encaminhados à Arteboa, para um aprendizado que os ajude a reintegrar-se a sociedade.

Relacionados

  • Estudante
    84933 palavras | 340 páginas
  • 111111
    79442 palavras | 318 páginas
  • A Invenc A O Do Cotidiano Michel De Certeau 1
    106096 palavras | 425 páginas