artesanato

Páginas: 4 (862 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014

ARTESANATO
Compreende toda a produção resultante da transformação de matérias-primas, com predominância manual, por indivíduo que detenha o domínio integral de uma ou mais técnicas, aliandocriatividade, habilidade e valor cultural (possui valor simbólico e identidade cultural), podendo no processo de sua atividade ocorrer o auxílio limitado de máquinas, ferramentas, artefatos e utensílios.CLASSIFICAÇÃO DO ARTESANATO
A classificação do produto artesanal está definida conforme a origem, natureza de criação e de produção do artesanato e expressa os valores decorrentes dos modos deprodução, das peculiaridades de quem produz e do que o produto potencialmente representa. A classificação do artesanato também determina os valores históricos e culturais do artesanato no tempo e noespaço onde é produzido.
- ARTESANATO INDÍGENA
Resultado do trabalho produzido no seio de comunidades e etnias indígenas, onde se identifica o valor de uso, a relação social e cultural da comunidade. Osprodutos, em sua maioria, são resultantes de trabalhos coletivos, incorporados ao cotidiano da vida tribal.
- ARTESANATOS DE RECICLAGEM
É o resultado do trabalho produzido a partir da utilização dematéria-prima que é reutilizada. A produção do artesanato de reciclagem contribui para a diminuição da extração de recursos naturais, além de desenvolver a conscientização dos cidadãos a respeito dodestino de materiais que se destinariam ao lixo.
- ARTESANATO TRADICIONAL
Conjunto de artefatos mais expressivos da cultura de um determinado grupo, representativo de suas tradições e incorporados àvida cotidiana, sendo parte integrante e indissociável dos seus usos e costumes. A produção, geralmente de origem familiar ou comunitária, possibilita e favorece a transferência de conhecimentos detécnicas, processos e desenhos originais. Sua importância e valor cultural decorrem do fato de preservar a memória cultural de uma comunidade, transmitida de geração em geração.
- ARTESANATO DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artesanato
  • Artesanato
  • Artesanato
  • Artesanato
  • Artesanato
  • Artesanato
  • Artesanato
  • Artesanato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!