artes

Páginas: 3 (637 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO



Filha de um fotógrafo, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzales, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos 6 anos contraiu poliomielite, sendo esta aprimeira de uma série de enfermidades, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo de sua vida, dando início à heróica luta por seu trabalho e sua saúde física e emocional.
DESENVOLVIMENTO
Aocontrário de muitos artistas, não começou a pintura no tempo normal, e teve que aprender a criar em meio às seqüelas de seus problemas físicos, que tornava necessário o uso de um colete especial paraa coluna.
Sua mãe mandou fabricar um dispositivo especial de apoio para telas e tintas, que a permitiam pintar deitada, com um espelho no teto, para que pudesse criar seus famosos auto-retratos, ondeexpressava seu mundo interior, seus mais profundos sentimentos e emoções.
Em 1928, com 21 anos, tendo recuperado a capacidade de se auto-locomover, ela leva suas obras ao famoso moralista DiegoRivera, que a estimulou a continuar seu trabalho como pintora.
Um ano mais tarde, os dois se casaram. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples num estilopropositalmente inocente. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, e por isto adotava com muita freqüência trajes do folclore e da arte popular do México.
O casal tornou-secélebre, foi aplaudido em viagens ao exterior, sendo que a obra de Frida logo ganhou independência em relação à do marido. Criou seu estilo único e próprio. Expôs em Nova Iorque e Paris, tendo sido aprimeira artista mexicana a ter suas obras expostas no Museu do Louvre.
O relacionamento entre os dois não foi tranqüilo por infidelidade de ambas as partes e ainda marcado por duas gestações onde nãoderam certo, perdendo os filhos que poderiam ter dado novas alegrias à sua vida.
O escritor Carlos Fuentes, grande admirador de Frida disse: “Frida encontrou a maneira de pintar a dor, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte, e arte!
  • Artes de arte
  • Arte pela arte
  • Artes e artes
  • Arte é arte
  • arte
  • arte
  • Arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!