Artes visuais na educação infantil

Páginas: 6 (1459 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2012
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL- SOEBRAS

Faculdade Promove de Janaúba

Curso de pedagogia

















Trabalho de Metodologia Científica









Poliana Gonçalves de Souza

















Janaúba - MG

Novembro-2011

Poliana Gonçalves de Souza



















Trabalho de Metodologia CientíficaTrabalho apresentado à Faculdade Promove de Janaúba como requisito avaliativo da disciplina Metodologia Científica do curso de Pedagogia.

Prof.: Arley Figueiredo Portugal















Janaúba - MG

Setembro-2011



Sumário



Pg.

1. Atividade4

2. Texto 6

3. Referências 9







































1. JustificativaReforçar a importância da presença da arte na escola, nesse caso especificamente na educação infantil. Considerando que a escola, mais do que mera transmissora de informações, deve ser um centro de cultura, de formação do ser humano.
As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas, formas, pontos,etc. Estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso, são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil, pois o que se percebe é que o ensino da arte está emsegundo plano na pratica escolar, sendo utilizado como mera atividade de lazer e recreação.
Contudo é importante ir alem de livros e artigos e pesquisar se realmente ainda há escolas que utilizam uma pratica errada do ensino de Artes visuais.













































2. Referencial teórico




1. Contexto histórico-pedagógicoda Arte




Antes de adentrar ao mundo da Arte na Educação Infantil, é necessário conceituar o termo Arte, diante de toda a amplitude da palavra.
A Arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada através de várias formas, na música, na escultura, napintura, no cinema e na dança. Após seu surgimento, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, podendo ser vista ou percebida de diferentes maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais).
Segundo Martins, Picosque e Guerra (1998, p.14):


A comunicação entre as pessoas e as leituras de mundo não se dão apenas por meio da palavra. Muitodo que sabemos sobre o pensamento e os sentimentos das mais diversas pessoas, povos, países, épocas são conhecimentos que obtivemos única e exclusivamente por meio de suas músicas, teatro, pintura, dança, cinema, etc.



2. Artes visuais




A arte das crianças desde cedo sofre influencias da sua cultura podendo ser identificado o local e a época histórica em que vivem, sendocoisas em que é observado na TV, em revistas, rótulos e até desenhos de outras crianças.



As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artes Visuais na Educação Infantil
  • Artes visuais para educação infantil
  • Artes visuais na educação infantil
  • ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Artes visuais na educação infantil
  • A importancia das artes visuais na educação infantil
  • Presença das artes visuais na educação infantil
  • a importância da artes visuais na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!