Artes Marciais

Páginas: 12 (2959 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
RESUMO
O artigo refere-se à temática dos valores e das artes marciais, como um instrumento sócio-educativo. O objetivo deste artigo foi investigar com o corpo docente, se as artes marciais ministradas em escolas/colégios, de uma maneira lúdica, cultural e educativa, ajudariam no desenvolvimento escolar. Na metodologia usou-se pesquisa bibliográfica e de campo, cujo instrumento foram aplicados aprofessores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Como conclusão, o presente artigo revelou que em escolas/colégios, que utilizam as artes marciais nas aulas de Educação Física, desenvolvem e despertam valores humanos em seus estudantes, e acima de tudo possibilitam uma influência positiva no rendimento escolar dos alunos (as).
Palavras-chave: artes marciais, ludicidade, valores,educação.
INTRODUÇÃO
O presente artigo refere-se ao poder de desenvolver nos alunos a sua capacidade nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo, através das artes marciais em sua totalidade, oferecendo aos seus praticantes, em especial os que se encontram em fase escolar, uma maior assimilação das demais disciplinas ministradas nas escolas/colégios, e com isso ocasionar um melhor rendimentoescolar.
E para mostrar para o leitor que a problemática desse artigo gera em torno das artes marciais nas escolas/colégios, e é muito mais do que uma aula administrada no intuito de promover a prática de um esporte.Consiste em proporcionar um maior aprendizado por parte dos alunos, e com isso formando cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para vida.
O que se observa na sociedade, é quegrande parte das crianças e adolescente em idade escolar, se encontram desestimulados para estudar, com muita falta de concentração e até mesmo dificuldade no campo psicomotor, e o lado afetivo bastante descontrolado.
Em um mundo globalizado, grande parte desses jovens, esquece de realizar atividades coletivas (de contato físico), e acabam se auto isolando na frente de seus computadores ou jogoseletrônicos, esquecendo os valores sociais conquistados nas relações com os outros que nos cercam e que são de suma importância para todo ser humano.Porém, desconhece-se o fato das artes marciais, se aplicadas de forma lúdica, facilitam o aprendizado escolar.
A pesquisa sobre esse tema foi direcionada para os profissionais de Educação Física, que desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes emescolas públicas ou particulares, visando que os mesmos tenham uma maior visão do que representa, e da importância das aulas de artes marciais durante a fase escolar, e os benefícios que esta atividade pode proporcionar aos seus praticantes.
O objetivo geral desse trabalho é investigar, através de pesquisas e investigações, se o professor de Educação Física é uma peça fundamental na formação defuturos cidadãos e se através das artes marciais este caminho se torna mais completo.
E o objetivo específico, consiste em criar um material de estudo no qual os profissionais da área encontrem soluções e idéias de como utilizar quaisquer que seja a arte marcial, como um instrumento de melhoria do aprendizado de seus alunos (as), levando em consideração a utilização do lúdico como aliado,despertando valores humanos nas crianças e adolescentes.
Espera-se, com os resultados obtidos, mudar a visão de que a prática de uma "luta", é somente para tornar um indivíduo mais forte e ágil, com capacidade de se defender e atacar, usufruindo técnicas de combate.E principalmente com esse artigo, pretende-se criar condições para o desenvolvimento humano global que interfira nos demais aspectos da vidaescolar.
A ORIGEM DAS ARTES MARCIAIS
Os primeiros indícios de artes marciais surgiram no oriente, muito antes da escrita.Acredita-se que as técnicas de defesa e ataque tiveram origem na observação dos animais na natureza, partindo da necessidade de sobrevivência e obtenção de alimentos.
Nos antigos templos, os monges desenvolveram técnicas de luta sem armas, objetivando saúde e autodefesa, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artes marciais
  • Artes marciais
  • ARTES MARCIAIS
  • Artes Marciais
  • Artes marciais
  • Artes marciais
  • Artes marciais
  • Artes Marciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!