arterias

Páginas: 22 (5403 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução
Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue em direção aos átrios do coração, levando oxigênio e nutrientes a todas às células.
O sistema circulatório é extremamente importante para a manutenção da vida. O seu funcionamento adequado é responsável porlevar oxigênio e nutrientes para todas as células, assim como remover dióxido de carbono (CO2) e produtos metabólicos, manter o pH ótimo, e a mobilidade dos elementos, proteínas e células do sistema imune. As duas principais causas de morte em países desenvolvidos, o infarto do miocárdio e o ataque cardíaco, podem ser resultado direto de um sistema arterial que tenha sido lentamente eprogressivamente comprometido pelos anos de deterioração.
Ao contrário das veias, que conduzem o sangue desoxigenado de volta ao coração, as artérias levam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo. Isto se dá através do sistema circulatório.















Desenvolvimento
Tipos de arterias e suas funções
A pressão arterial máxima é conhecida como sistólica e ocorre quando o coração secontrai. A mínima, é chamada de diastólica e ocorre entre os intervalos das contrações.
Essa variação que ocorre na pressão das artérias, gera a pulsação característica arterial, que pode ser facilmente percebida através de verificação no pulso e também no pescoço. Sua atividade é vital, pois é ela que indica se há ou não atividade cardíaca.
Os tipos de arterias
Aorta é o nome dado à maior e maisimportante artéria do sistema circulatório do corpo humano. Dela se derivam todas as outras artérias do organismo, com exceção da artéria pulmonar. A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica.
O diâmetrodas artérias oscila entre os 3 cm, no caso da aorta, e menos de 1 mm, a dimensão das ramificações capilares.
As paredes das artérias são formadas por três camadas compostas por vários tecidos , dos quais dependem as suas peculiares características.

A artéria aorta pode ser dividida em:
Aorta ascendente: é uma pequena porção desta artéria, que se inicia com a raiz da aorta (esta por sua vezcomunica-se com o ventrículo esquerdo do coração), e segue até a altura do ângulo esternal, onde se inicia o arco da aorta. São ramos da aorta ascendente as artérias coronárias direita e esquerda.
Arco da aorta (ou arco aórtico): é o trecho da aorta no qual seu trajeto muda de ascendente para descendente. Neste trecho. o tronco braquiocefálico, a artéria carótida comum esquerda e a artéria subcláviaesquerda se originam.
Aorta descendente: a porção terminal da aorta, vai do arco da aorta até seu final.
Aorta torácica: vai do arco da aorta até aproximadamente o nível da 12ª vértebra torácica, onde atravessa o hiato aórtico do diafragma e se torna a aorta abdominal. Emite vários ramos, classificados em parietais e viscerais.
Aorta abdominal: inicia-se no nível da 12ª vertebra torácica etermina à altura da quarta vértebra lombar, quando se divide nas artérias ilíacas comuns direita e esquerda. Durante seu trajeto, possui várias ramificações, que também podem ser divididas em ramos parietais (artérias frênicas inferiores, lombares, ilíacas comuns e sacral mediana) e viscerais (artérias supra-renais, renais, gonadais e tronco celíaco, artérias mesentéricas superior e inferior).
Aaorta é o maior vaso do corpo. Ela sai do seu coração, passa pelo seu peito e vai até o seu abdômen, onde se divide para fornecer sangue para suas pernas. Um Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) é uma protuberância ou dilatação preenchida de sangue na parte da sua aorta que corre através do seu abdômen.
Com o tempo, essa protuberância na sua aorta pode tornar-se fraca, e a força da pressão arterial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arteria
  • Artérias
  • arterias
  • arterias
  • arteria humana
  • Veia e Artérias
  • Veia e Arterias
  • Veias e Artérias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!