ArteGotica

1038 palavras 5 páginas
Arte Gótica No século XII, teve início uma economia fundamentada no comércio. Como consequência, o centro da vida social deslocou-se do campo para as cidades e surgiu uma nova classe social: a busguesia urbana. A cidade voltou a ser o lugar onde as pessoas se encontravam e trocavam informações. Novamente, ela era o centro renovador dos conhecimentos, da arte e da própria organização social. Arquitetura no século XII
No século XII, uma nova arquitetura foi ganhando espaço. No século XVI, os estudiosos começaram a chamá-la, desdenhosamente, de gótica: segundo eles, sua aparência era tão “bárbara”, que ela poderia até ter sido criada pelos godos, povo que invadira o Império Romano e destruíra muitas de suas obras. Mais tarde, o nome gótico perderia seu caráter depreciativo e se ligaria definitivamente à arquitetura caracterizada pelos arcos ogivais. (imagem 1)

Imagem 1 – Interior da catedral de Amiens, na França
Esta nova maneira de contruir surgiu na França, por volta de 1140, quando foi construída a abadia Saint-Denis (imagem 2). A igreja gótica apresenta três portais, que dão acesso às três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais.

Imagem 2 – Fachada da Catedral de Saint-Denis, na França.
O portal desta catedral tem, acima dos frisos que emolduram o tímpano, uma grande janela, e, acima desta, outra redonda, chamada rosácea - vitral cuja forma se assemelha à de uma flor – (imagem 3). A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico.

Imagem 3 - Rosácea
O aspecto mais importante da arquitetura gótica é a abóbada de nervuras, pois deixa visíveis os arcos ogivais, que formam sua estrutura. (Imagem 4)

Imagem 4 – Arcos ogivais
A construção desse novo tipo de abóbada foi possível graças ao arco ogival. O emprego desse arco permitiu a construção de igrejas mais altas. Além disso, o desenho das ogivas, que se alonga e aponta para o alto, acentua a impressão de altura e verticalidade. Os pilares foram

Relacionados

  • Jean Delumeu A Civiliza O Do Renascimento Cap 3
    1310 palavras | 6 páginas