arte

Páginas: 13 (3109 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013





Pólo Brigadeiro São Paulo
Pedagogia EAD

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

ANDREIA FERREIRA DOS SANTOS RA:2307356433
EMERSON ROMERO RA:2307347391
KELLY CRISTINA RA:3330538744
MILENKO KOVACEVIC RA:5531107222
RENATA BERENGUER RA: 2328425281
VANESSA ANGELA RA:3320556584


São Paulo, setembro de 2013
Memórias escolares relacionadas as práticas artísticas
Durante nossatrajetória escolar, passamos por experiências em áreas multidisciplinares, porém, o que nos da impressão, é que as aulas relacionadas às artes são as mais significativas, principalmente na Educação Infantil; muitas delas satisfatórias, prazerosas e outras delas frustrantes e incompletas.
Daremos um exemplo de vivência escolar de um dos integrantes do grupo durante a Educação Infantil:
“Pareciasimples... Era só picar o papel crepom, verde e roxo, fazer bolinhas e colar no cacho de uvas desenhado na folha de papel sulfite. Eu tinha uns quatro anos, mas fracassei, a professora disse que estava errado!”







“Como eu só gostava de uvas verdes, piquei e colei somente papel crepom verde. Mas, estava errado... Não sei ainda o porquê, mas a professora disse que estava, e como ela eramuito “superior” a mim, eu tive que arrancar todas as bolinhas e obedecer”.


Então Milenko chegou à seguinte conclusão:



Daremos outro exemplo, vivenciado por Emerson, durante a Educação Infantil. A primeira vista não vemos nada de “errado” e “incomum” no desenho abaixo, se não fosse o fato da FLOR ser maior que a CASA.



Foto meramente ilustrativa de acordo com as memórias deEmerson

Ao se deparar com tal desenho, a professora repreendeu Emerson dizendo que este estava errado, pois as flores são menores do que as casas e as árvores...
Logo em seguida, Emerson respondeu: “Professora, eu estou perto da flor e longe da casa, e quando eu tenho alguma coisa perto de mim ela é grande e, quando estou longe das coisas, elas são pequenas”.



Outro exemplo:


Fotomeramente ilustrativa de acordo com as memórias de Emerson

À esquerda temos o desenho de uma fogueira, que a primeira vista é de se estranhar.
A professora solicitou que as crianças desenhassem a fogueira de São João, pois a escola estava às vésperas da Festa Junina. Novamente Emerson foi indagado do porque o fogo era azul.
A resposta foi: “Professora, o fogo do fogão da minha mãe é azul,eu não sei que cor é o fogo da fogueira do Seu João”.
Ao lado direito temos uma paisagem, onde encontramos montanhas, sol, areia, céu, nuvens e água marrom.
Emerson retratava a imagem tendo como referência para a cor da água, a cor de um rio presente no trajeto da casa até a escola, que estava poluído. Outras crianças, geralmente, pintariam o rio de azul, o que também causou estranheza aprofessora.
Verificamos também que, no desenho da fogueira, Emerson se baseou nos seus conhecimentos e vivências. Nota-se que ele não entendia ao certo quem seria São João, repetidas vezes mencionado nas músicas em que ensaiava para as festividades juninas, tanto que o tratou como “Seu João”.
Diante dos resultados observados, podemos verificar que o modelo educativo vivenciado não favorecia odesenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos.
Como professores, devemos proporcionar exatamente o oposto, pois sabemos que as artes têm grande importância na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
A Arte, embora menosprezada e com pouco espaço na rotina escolar, vista muitas vezes como inútil, está diretamente ligada ao ensino e aprendizagem, contribuindo para aformação intelectual e socialização das crianças.
É importante ressaltar que os educadores não devem se sentir satisfeitos apenas com a Licenciatura, mas sim, estar em constante formação e construção dos conhecimentos durante a carreira como professores, através de práticas, relações e desafios que encontram no trabalho com as crianças. Devem buscar conhecimento sobre as obras de arte, sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte, e arte!
  • Artes de arte
  • Arte pela arte
  • Artes e artes
  • Arte é arte
  • arte
  • Arte
  • Artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!