Arte: o que é?

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
ISTO É ARTE?

ARTE É ISSO?

Se você entrasse num museu e se deparasse com um porco empalhado dentro de um engradado, que pergunta você faria?

Em 1967, foi realizado o IV Salão de Brasília. Artistas do país inteiro enviaram suas obras de arte. Uma dessas obras era um engradado de madeira, como uma gaiola, com um porco empalhado e um pernil dentro. O júri aceitou o trabalho.
O artista, paraa surpresa de todos, enviou uma foto do seu Porco Empalhado para os jornais acompanhada da seguinte pergunta: “que critérios o júri usou para aceita-lo?”.
Pode parecer estranho que um artista, que manda um porco empalhado para um salão de arte, questionar o júri por ter considerado arte uma obra tão inusitada.
Porque o artista provocou o júri?
Será que ele estava querendo apenas brincar?
Seráque ele estava querendo tirar um sarro da crítica e da opinião pública?
É claro que não. Essa provocação do artista não foi uma simples brincadeira. Foi uma provocação de valor crítico. Foi uma atitude de vanguarda.
Ao questionar os critérios do júri, o artista completou o seu ato criativo.Leiner quis mostrar que depois de quase cem anos de mutação na arte, os critérios que definem o que é e oque não é arte estavam completamente embaralhados. Quis que essa discussão invadisse a imprensa e a televisão, mostrando assim que a arte pode ser muitas coisas, pode ser até um porco empalhado.

O QUE A GENTE ACHA QUE É ARTE?

Muitas pessoas pensam que arte é só aquilo que está no museu. Ou associam a palavra arte aos quadros e esculturas da chamada tradição.

Existe uma imagem da arte - edo artista – que foi cristalizada pela tradição romântica, na cabeça da gente, o artista é aquele ser inspirado que produz uma obra-prima.
Obra-prima é aquela que é caracterizada por uma categoria muito específica: a beleza. E na idéia de beleza estão incluídas outras categorias. Onde há beleza, há harmonia, há perfeição, há acabamento. Essa idéia de arte se aplica muito bem às obras de arte queforam criadas desde o Renascimento (final do século quinze) até mais ou menos o fim do século dezenove ou começo do século vinte.
Mas quando surgiu a arte moderna, a coisa mudou de figura.

O QUE ACONTECE NA ARTE MODERNA?

Quando a gente entra no campo da arte moderna, a gente descobre que a arte ganha dimensões que nunca haviam sido exploradas antes.

O quadro A Feira I (1924) de Tarsilado Amaral é uma obra Modernista. Para nós é uma pintura normal. Mas para as pessoas das primeiras décadas do século vinte, A Feira I era um quadro, no mínimo, muito estranho.
Na pintura da tradição, a cena seria pintada em perspectiva. Os frutos e as árvores apareceriam quase como numa fotografia.
Mas, Tarsila pinta tudo no plano. Tudo aparece em proporções e distribuições um tanto absurdas emrelação à maneira como a gente percebe as coisas naturalmente.
A pintura moderna exigia da gente um outro modo de ver. Ou seja: a gente deve olhar para as obras e perguntar: “Mas, então, isso é pintura? Então isso também é arte? Então, pintura também é isso? Então isso também é arte?”.
Esta é a grande pergunta moderna, e que balança na cabeça da gente até hoje: afinal, o que é arte?
A arte podeser muitas coisas. Muitas vezes encontramos obras que tem incrustadas em si várias coisas, como pedaços de madeira, fitas, rendas, apliques pintados, queimados e mais metais e vidros. Chamamos essas obras de objetos. Justamente porque junto à pintura ou desenho, se somam inúmeros outros objetos para formar um conjunto.
O conceito de objeto é fundamental para compreender a arte brasileira desde ofinal da década de 1950. Objeto não é o novo nome que se dá à obra de arte. Quando se fala em objeto nós estamos nos referindo a um produto artístico que carrega em si um conceito renovado de arte e artista. As produções artísticas passaram a ser chamadas de objetos de arte, indistintamente.
A artista Lygia Page, em 1967, faz um objeto cujo nome é “Caixa de baratas”. Ela é exatamente o que o diz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte, e arte!
  • Artes de arte
  • Arte pela arte
  • Artes e artes
  • Arte é arte
  • arte
  • arte
  • Arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!