ARTE E ISNTALA OES

398 palavras 2 páginas
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Ana Julia Brolio – Ana Luiza Spessatto – Victor Augusto

ARTE E INSTALAÇÕES

Londrina
2014
Ana Julia Brolio – Ana Luiza Spessatto – Victor Augusto

ARTE E INSTALAÇÕES

Trabalho apresentado em requisito a uma avaliação para a disciplina de Estética e Historia da arte relativo ao 2ºsemestre
Professora Liberaci Pascueto Periny

Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Londrina
2014
A instalação artística pode ser considerada uma obra que desperta a inquietação das pessoas, podendo ser em qualquer momento do dia a dia, caminhando pelas ruas. Isso ocorre pelo fato de serem expostas em lugares públicos e geralmente abertos, que provocam o observador a construir um olhar crítico sob o que vê.
Foi influenciada por ideais da Semana da Arte Moderna de 1922, fazendo o uso do ‘’não tempo’’ para se concretizar enquanto arte. Por ser uma manifestação artística que somente existe na hora da exposição, montada e desmontada ali, deixam a lembrança ficarem apenas em fotos e recordações. É isso que a transforma em arte, já que espelha um momento daquela sociedade.
Entre as principais características está a desconstrução de espaços, conceitos e ideias. Uma das suas possibilidades é a de provocar sensações, como a do frio, calor, odores, sons ou coisas que simplesmente cativam a atenção do público ao redor.
Uma conhecida instalação foi ‘’Merz Boo’’ ou ‘’Casa Merz’’, o apartamento do poeta e artista plástico Kurt Schwitters foi transformado por ele próprio em uma obra de arte, na cidade alemã de Hanôver em 1926.
No Brasil, artistas como Artur Barrio, Henrique de Oliveira, Lygua Clark e Helio Oiticica são referencias no assunto.
Hoje em dia, as instalações envolvem muito mais multimídias e a interatividade com o público. Fato que ocorre por esta arte refletir um momento na sociedade. Como a atualidade é cercada pelas novas mídias e técnicas varias de

Relacionados