Arte e Imagem

Páginas: 10 (2316 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS – PORTUGUÊS

Graciela Massironi Carus¹

“A imagem me joga na cara uma intimidade que me chega em plena intimidade – pela vista, pela audição ou pelos sentidos das palavras. A imagem, com efeito, não é somente visual: ela é também musical, poética, e ainda táctil,olfativa ou gustativa, cinestésica, etc”. J. L. Nancy

ARTE E IMAGEM

O presente trabalho propõe um estudo das formas de representação e imagem, sobretudo nas práticas artísticas e culturais, tendo como instrumento teórico recortes de Jean Luc Nancy, Georges Bataille e Didi-Huberman, além do documentário “Noite e Neblina”, do diretor francês Alain Resnais. Estabelecer conexões com essesautores e a questão de representação e imagem, seja de forma objetiva ou subjetiva é mais complexo do que se possa imaginar, a julgar pelos sentidos ou significados infinitos que se pode atribuir a uma imagem. O ser humano também é um ser complexo, e suas singularidades não são transparentes, provocando uma constante dialética com a questão da imagem. Estamos acostumados a relacionar as imagenscom alguma coisa, e assim nomeá-las, principalmente pelas reminiscências, mesmo as mais insignificantes. Algumas imagens detém um poder tão grande de significações, que nos fazem aflorar sentimentos diversos, tais como admiração, ódio, desejos, paz, amor, alegrias, tristezas, dúvidas e até mesmo uma identificação.
Atualmente é possível encontrar diversas definições para o termo “imagem”, econsiderando o trabalho que será desenvolvido e para melhor compreensão deste, interessa organizar a ideia de imagem; imagem literária e a imagem poética. Então - imagem é um termo que provem do latim imāgo e segundo o minidicionário Luft (2006, p.429), “imagem s.f. Representação de pessoa, coisa, etc. por desenho, pintura ou escultura e outros processos”. Mas quando pensamos em imagem literária, logopensamos na palavra, a velha palavra predestinada a um novo significado, é um sentido em estado nascente, adaptando a linguagem a uma criatividade que transcende sua forma original de expressão. Nesse caso a imagem dialoga com duas realidades, a psíquica e a física aproximando o indivíduo que imagina com alguma coisa imaginada. De maneira semelhante, a imagem poética mantém um vínculo unilateral eíntimo com a imaginação do ser, ou seja, possui duas particularidades, a interior e exterior ou o sentido e a forma. A imagem poética tem sua potência além do visual, pois abrange pressupostos significativos que estão ocultos, guardados na imagem, fora do campo da visão, e assim ela é efêmera.
A partir dessas premissas, inicialmente o estudo será concentrado brevemente nos textos “A Imagem – odistinto” de Jean-Luc Nancy, contextualizando com o texto Lascaux El nacimiento Del arte de Bataille, sendo relevante mencionar que “Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pelas suas pinturas rupestres”. (https://sites.google.com/site/designgraficoestg/design-grafico-as-suas-origens/lascaux-o-que-e), acessado em 21.06.2014.

Depois desse breve histórico percebe-se queLascaux constitui aquilo que Nancy denominava de: “O distinto, segundo a etmologia, é o que é separado através de marcas ( a palavra remete a stigma, marca com ferro, corte, incisão, tatuagem): aquilo que um traço retira e mantém à distância, marcando-o também com essa retirada” (NANCY, 2003, p.1). As imagens da gruta estão a parte, ocultas na caverna abrindo uma infinidade de suposições em relação aorigem da arte e do ser humano, sendo coerente pensar e relacionar tais pinturas com traços, rastros ou vestígios da presença de animais que supostamente ali estiveram. Segundo Nancy, o rastro traduz uma passagem porque a pintura induz a uma lógica de uma presença que não está lá, uma presença sem presença, onde seu significado não pode ser atribuído a um autor. Contudo o rastro como conceito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura de imagem
  • A imagem no ensino da arte
  • Leitura de imagens no ensino da Arte
  • imagens de arte contemporanea
  • A imagem como processo na história da arte
  • A imagem no ensino e aprendizagem de Arte
  • a imagem na arte educação
  • A imagem no ensino da arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!