Arte e Brasil.

Páginas: 6 (1407 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
1­ – Cole no seu caderno a foto de um quadro ou escultura barroca (não precisa ser brasileiro), diga o nome do artista, o local onde se encontra a obra e por que ela pertence a esse estilo.












Ezequiel, os 12 profetas do velho testamento -
escultura criada por Aleijadinho que estão noadro da Igreja de Bom Jesus do Matosinho, em
Congonhas do Campo/MG.


O profeta Ezequiel encontra-se em posição oposta à de Baruch, à sua direita, entre o segundo e terceiro lances de escadas.
É uma das quatro maiores esculturas do conjunto e com tal qualidade plástica que é totalmente atribuída a Aleijadinho.
Ezequielviveu no século I a.C., sendo o terceiro dos grandes profetas a constar no Velho Testamento. É citado como o "Profeta do Exílio", pois foi exilado na Babilônia.
Trata-se de uma figura esguia, com proporções corretas e como característica marcante, apresenta o braço direito flexionado e o tronco levemente inclinado.
Com este gesto parece recepcionar o fiel embusca de consolo na fé, embora a mão fechada contradiga esta intenção. Alguns autores veem neste gesto a manifestação da cólera divina, pois as profecias de Ezequiel referem-se a visões apocalípticas.
Penso que este recurso foi utilizado para guiar o olhar do observador que admira o conjunto à uma certa distância.
As feições de Ezequiel são adornadas com bigodes, barba curtaseparada em dois rolos, e cabelos que alcançam discretamente seus ombros. Este é um padrão também observado em Jeremias.

2- Pesquise, em grupo, a história, a organização social, a arte e a cultura de uma tribo indígena e apresente as conclusões ao colega.
Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura,religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.
Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era oresponsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé que também cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes desua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores. 
 Entre as tribos indígenas brasileiras, as expressões artísticas são bem diversificadas: pintura corporal, arte plumaria, cerâmica, musica, dança, escultura em madeira, cestaria etc.









Na arte das cerâmicas, destaca – se a refinada cerâmica Marajoara, que surgiu em torno do ano 450. Ela era feita com pasta de cacos moídos. As peças mais trabalhadas eram vasos, objetos do usodiário e urnas funerárias de grandes rituais. Pequenas estatuetas de seres antropomórficos, com relevos, em forma de animais sem cabeça e, na maioria, sentados, também fazem parte da expressão artística Marajoara.









3 – Pesquise e responda:
a) O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922?

Foi um evento de música, dança poesia e artes plásticas que inaugurou um novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte no Brasil
  • a arte no brasil
  • arte no brasil
  • Arte no Brasil
  • Arte no Brasil
  • arte no brasil
  • A arte no brasil
  • Arte no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!