Arte e Arquitetura das Sociedades Gregas

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
A arte e a arquitetura das sociedades gregas desde o início da Idade do Ferro (século XI a.C.) até o final do século I a.C. Antes disso (Idade do Bronze), a arte grega do continente e das ilhas (excetuando-se Creta, onde havia uma tradição diferente chamada arte minóica) é conhecida como arte micênica, e a arte grega mais tardia, chamada helenística, é considerada integrante da cultura doImpério Romano (arte romana).

Escultura grega
Estatuetas de bronze sólido, retratando homens e especialmente cavalos, constituem os exemplos mais remotos de escultura grega. As primeiras estátuas de pedra, quase do tamanho humano, datam de 650 a.C; são pesadas e unidimensionais. No início deste 'período arcaico', o escultor representava superficialmente as feições e músculos, evitando cortar a pedracom profundidade. Os escultores dos séculos VI e início do V estudaram as formas do corpo, elaborando gradualmente suas proporções. A escultura se desenvolveu tanto que as estátuas passaram a apresentar detalhes em todos os ângulos de vista, em vez de apenas no plano frontal. As estátuas eram pintadas durante todo o período grego. Muitas delas, enterradas nas ruínas depois que os persas saquearama Acrópole de Atenas, em 480 a.C., foram encontradas com a coloração preservada.
Às vitórias sobre os persas, no início do século V a.C., seguiu-se um estilo sombrio e grandioso, cuja expressão característica se encontra nas esculturas de Olímpia. Foi uma época de crescente naturalismo, durante a qual o escultor, seguro de seu domínio das formas humanas, começou a representar todos os tipos deação. O Discóbolo de Míron, uma estátua de um atleta atirando o disco, executado por volta de 450 a.C., era feito originalmente em bronze, mas sobreviveu apenas em cópias romanas em mármore. Na verdade, a maioria dos escultores deste período trabalhava com bronze; o bronze fundido, oco, data desta época, mas não foram salvas obras produzidas até o século V a.C. Poucos exemplares de tamanho naturalsobreviveram, salvo cópias, mas existe um, de autor desconhecido, que deve estar entre os maiores (que retrata Zeus lançando um raio), encontrado no mar, perto do cabo Artemísio; foi produzido por volta de 470-460 a.C. Entre 445 e 432 a.C., Fídias esculpiu as duas famosas estátuas de Atena para o Partenon, além do Zeus de Olímpia. Elas são conhecidas apenas através de cópias e de descriçõesposteriores. Eram obras colossais, com adornos de marfim e ouro. As esculturas do Partenon mostram a grandeza do estilo e do desenho de Fídias, sua força esplendorosa, delicadeza e sutileza. Seu contemporâneo, Policleto de Argos, por volta de 440 a.C., esculpiu a estátua de um jovem empunhando uma lança, nas proporções que considerava ideais para a figura humana.
No século V a.C., a emoção começou atomar conta da figura completa e não apenas da sua face, que geralmente apresentava um semblante calmo. Os escultores do século IV a.C., como Escopas de Paros, esforçaram-se para representar o intelecto e a emoção através das feições do rosto, o que levou ao desenvolvimento dos retratos. Os primeiros idealizavam o modelo, representando mais um tipo do que um indivíduo. O caimento das roupas tornou-sedramático, com dobras onduladas complexas para efeitos de luz e sombra, além de indicar as diferentes texturas. O corpo humano era suave e gracioso, mas faltava-lhe a força e a dignidade das obras anteriores. Esta mudança é observada nas obras de Praxíteles (meados do século IV a.C.), que trabalhou principalmente com mármore.

A arquitetura grega apresenta uma história igualmente longa ecaracterística. Os primeiros templos eram pequenas construções na forma de cabanas, feitas de cascalho ou tijolos de barro, algumas vezes com telhado de folhas. Os templos com colunas de pedras são raros antes do VI século. O projeto era simples -- uma construção retangular sobre uma base de geralmente três degraus, com colunas no pórtico, na extremidade oposta ou em todos os seus lados. Os gregos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A arte Grega Na Antiguidade (Pintura, Esculta e Arquitetura )
  • Arquitetura grega
  • arquitetura grega
  • Arquitetura Grega
  • arquitetura grega
  • Arquitetura Grega
  • Arquitetura Grega
  • Arquitetura Grega

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!