Arte - Rosalind Craus - Cap.Sete

305 palavras 2 páginas
KRAUSS, Rosalind E.

Crítica e historiadora, professora da Hunter College, em Nova York, Rosalind E. Krauss tornou-se, entre os anos 60 e 70, uma das mais influentes pensadoras da contemporaneidade artística.
Krauss é uma das formuladoras das teorias da pós-modernidade nos Estados Unidos. Traçando um percurso que mescla evolução histórica a análises de obras de arte, a crítica demonstra como a escultura do século XX apoia-se num cruzamento de tempo e espaço.
Para ela, não seria possível separar os dois eixos, já que toda e qualquer organização espacial traz uma afirmação explícita da natureza da experiência temporal.
Estudos significativos no campo da comunicação visual e das artes plásticas, reservando um espaço para o modernismo. Elementos essenciais para a compreensão da comunicação visual. A autora faz referência aos anseios dos artistas e as cobranças de suas respectivas épocas, propondo um percurso abrangente da arte.
Rosalind Krauss parte assim da premissa de que espaço e tempo, ainda quando estudados em uma manifestação espacial, como no caso da escultura moderna, não podem ser separados, nem mesmo para fins de análise. Isso porque o que é característico da escultura moderna, o que definiria sua condição de existência, seria precisamente a tensão oriunda da lucidez de que ela é um meio situado na junção entre repouso e movimento, entre o tempo capturado e a passagem do tempo.

Para Krauss, a crítica americana do pós-guerra teria colaborado no processo de elasticidade a que estariam sendo submetidas as categorias de pintura e escultura, uma vez que a ideologia do novo, da vanguarda, pressupõe uma visão historicista, que nos permitiria aceitar e entender o novo como continuidade, como “evolução” das formas do passado.

Relacionados