Arte Românica e Gótica

Páginas: 19 (4615 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
ARTE ROMÂNICA
Introdução
O termo gótico foi inventado por apreciadores da arte clássica, e com ele pretendia-se indicar que a arte medieval era a obra dos Godos, ou Bárbaros. Para tudo que não fosse ainda gótico, criaram o termo ‘Românico’, e ao fazê-lo, pensavam principalmente na arquitetura: as igrejas pré-góticas, eram arcos plenos, sólidas e pesadas, semelhantes ao antigo estilo romano, emoposição aos arcos ogivais e à majestosa luminosidade das estruturas góticas.
PINTURA
Divulgação da fé e da história através das imagens, episódio do Velho e do Novo Testamento, vida de santos, atividades humanas, acontecimentos lendários.
Abandonou as tradições que reportavam as experiências clássicas. Não eram muito realistas, e na hora de representar o ambiente onde se encontrava apersonagem, resumiam o paraíso a uma planta e o mar, a riscos. Uso do Simbolismo.
Representação de seres extraterrenos como anjos e santos e também monges imperadores e soldados usando auréolas, mostrando-se assim seres elevados, diferenciados, comparados ao divino.
Utilizava da deformação para acentuar a expressividade, chamando a atenção para os detalhes, como os exageros dos gestos para tornarmais evidentes as situações.
Além disso, as deformações indicam que as pessoas não são comuns, são seres diferentes iguais aos santos.
Uma pintura feita com esquemas simples, com formas geométricas puras como triângulos ou pirâmides, quadrados ou círculos, mas organizadas em conjuntos de forma complexa.
Uso de cores vivas, violentas e figuras desajeitadas, mas de eficaz expressividade. Ascores podem ser muito vivas ou suavizadas e com variedades bastante larga de tons e gamas
Os rostos nas pinturas: retângulo mais ou menos arredondado, linha única das sobrancelhas vinda do nariz, linha dupla para a boca. os rostos não possuíam expressão fácil, uma vez que a pessoa considerada elevada não tem emoção.
Nas pinturas são utilizados elementos arquitetônicos para separar personagens oupara enquadrá-los.



A anunciação, C. 1150 de um evangelho manuscrito suábio; Württembergische Landesbibliotheck, Stuttgard. A pomba do Espírito Santo desce das alturas sobre Maria. O anjo está de perfil e a sua mão direita estendida representa um gesto medieval de falar. Há uma preocupação de mostrar os símbolos sagrados para ilustrar a Anunciação




Travessia do mar vermelho,Nicolas de Verdun (placa feita em esmalte, 1181). Os traços começam a ter capacidade de descrever formas tridimensionais. As dobras dão a impressão de volume arredondado e não mais estética. Há reconciliação entre a escultura gótica com a pintura.




Abside de San Clemente de Tahull (cerca de 1125- Lérida)Nas absides pintava-se uma imagem que comoveria os fiéis. No centro vemos os CristoPantocractor (Cristo Triunfante) dentro da mandorla (aureola oval). Há vários simbolismos como :O livro indicandosabedoria, estar descalço indicando a humildade e a auréola a ele ser iluminado.A baixo vemos os apóstolos e Mari

ESCULTURAS
Há um desenvolvimento rápido durante o período 1050 a 1100 o que mostra o fervor religioso antes da primeira cruzada na população leiga.
Atridimensionalidade deixa a imagem mais real do que na pintura. Composições cheias de ritmo, simbólicas, expressivas, mas não chegam a ser realistas.
Quando colocada no exterior de uma igreja, a escultura tem como objetivo atrair fieis leigos.
Uma tradição foram as esculturas em miniatura: pequenos relevos e estatuetas ocasionais, feitas e metal ou marfim.
Simbolismos
A função primordial das esculturasromânicas não é a de decorar, mas sim a de doutrinar relatando a um público religiosíssimo, mas incapaz de ler os episódios da Bíblia e da sua própria história.
O que interessa ao escultor românico não é o indivíduo isolado, nem suas características físicas, mas sim o relato de um episódio.
Estilização das figuras e sua repetição com variantes mínimas são características da técnica escultórica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte românica e arte gótica
  • A arte gótica e a arte românica
  • Arte românica e arte gótica
  • Arte românica/ Arte Gótica
  • arte românica e gótica
  • Arte românica e gótica
  • Arte Românica e Gotica
  • Arte Românica e Gótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!