Arte no Brasil, da Abstração à Geometria

Páginas: 15 (3526 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
1- INTRODUÇÃO


Esta monografia apresentará o surgimento da Arte Abstrata, suas principais características e a reação do público ao se deparar com este novo modo de expressão artística.
O trabalho relata as várias fases pelas quais passou o Abstracionismo, quem trouxe essa ideia ao nosso país, os principais artistas que aderiram a esta arte e algumas de suas principais obras.
A ArteConcreta foi um dos movimentos artísticos mais importantes ocorridos no Brasil no século XX, influenciando a literatura, a arquitetura, a música, o desenho industrial e a comunicação visual.
Este trabalho evidencia a importância que esta arte teve no Brasil e explica o porquê de sua denominação.
Sabemos, sem dúvida, que foi de suma importância. Mas de que maneira? Como contribuiu para a culturanacional? E o que sucedeu esta arte?
Serão mencionados também os principais artistas adeptos desta arte e suas principais obras.
Para alcançar meus objetivos, pesquisei muitos livros, li sobre vários artistas, visitei exposições e observei várias obras.
Por fim relatarei todo desenvolvimento de meu trabalho plástico, demonstrarei através de fotos os estudos e as experiências que realizei atéchegar ao trabalho final.












2- ABSTRACIONISMO

No começo do século XX na Europa, junto com o modernismo, surge uma arte que era até então era desconhecida do público. Era a chamada “Arte Abstrata”, que surge na tentativa de romper com o rigor formal da arte acadêmica.














A arte abstrata neutraliza qualquer possível relação da obra com omundo real. Nessa arte, o significado de uma obra depende exclusivamente de suas cores e suas formas.
Suas características únicas causaram indignação e espanto da elite européia que se dizia chocada com aquelas “formas estranhas” e de “mau gosto”, como costumavam chamar. Isso se deu provavelmente porque as pessoas estavam acostumadas a verem obras que eram a perfeita imitação da natureza e domundo que as cercavam.
Essa arte dita “Abstrata” trabalha muito com o sentimento das pessoas, por isso, a mesma obra pode ter significados diferentes, dependendo da interpretação de seu observador.
O precursor desta arte foi o pintor russo Wassily Kandinsky, pintando sua primeira obra abstrata em 1910.
Depois de sua criação, a arte abstrata passa por várias fases:
Abstracionismo sensível ouinformal: suas maiores expressões são as cores e as formas. Busca expressar emoções e sentimentos, defendendo o jogo cromático e espacial.
Tachismo: onde manchas eram colocadas dentro de certo limite.
Grafismos: os elementos principais dessa fase eram os signos gráficos como linhas, traços e curvas.
Abstracionismo formal ou geométrico: nessa fase, formas geométricas como círculos, quadrados etriângulos são organizados de maneira rigorosa dentro da obra. O pintor holandês Piet Mondrian é quem mais se destaca nessa fase com suas criações que extinguem qualquer tipo de representação.








3- CONCRETISMO

Após o abstracionismo passar por suas diversas fases, surge então a chamada “Arte Concreta”.
O primeiro a mensionar a expressão “Arte Concreta” foi o artista holandês TheoVan Doesburg em 1930, não com a intenção de criar um novo movimento estético, e sim nomear uma arte que se desligasse totalmente da imitação da natureza. Ninguém havia conseguido defini-la até então.


O que Van Doesburg percebeu além das outras pessoas, é que aquela arte não poderia mais ser nomeada como antes, já que a mesma não remetia as formas abstraídas da natureza.
Ele afirmava:[...] “Pintura concreta e não abstrata, porque nada mais concreto do que uma linha, uma cor, uma superfície”. (DOESBURG apud ITAÚ CULTURAL, 2010).
Dessa forma, a arte concreta surge para redefinir a pintura não figurativa. Após a denominação de Van Doesburg, apenas alguns artistas a adotaram. A maioria deles e dos críticos de arte ainda resistiam em usar tal denominação.
Com o tempo, a diferença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geometria da arte
  • Geometria e artes
  • Geometria na Arte
  • A GEOMETRIA NO ISLÃ E NA ARTE DE ESCHER
  • Arte e Brasil.
  • Arte no Brasil
  • a arte no brasil
  • arte no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!