Arte na sociedade de informação

Páginas: 23 (5714 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA

LILIANE RAMOS AFONSO

LUANE MARIA DO SANTOS DAMASCENO

MARIA DE FÁTIMA DE S. MONTEIRO

SÉRGIO

TAIANE

WALMARY CUIMAR BORGES











A ARTE NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO

ARTE, CONTEXTOS, LINGUAGENS

















BELÉM

2011

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA

LILIANE RAMOS AFONSO

LUANEMARIA DO SANTOS DAMASCENO

MARIA DE FÁTIMA DE S. MONTEIRO

SÉRGIO

TAIANE

WALMARY CUIMAR BORGES













A ARTE NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO

ARTE, CONTEXTOS, LINGUAGENS

















BELÉM

2011


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

QUE É ARTE? 4

INSTALAÇÃO 7

CONTEXTO HISTÓRICO 8

A VANGUARDA EUROPÉIA 9

ABSTRACIONISMO 9

CUBISMO 10DADAISMO 11

FUTURISMO 12

SURREALISMO 13

O PÓS-MODERNISMO 14

TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS PÓS-MODERNAS 14

ARTE CONCEITUAL 14

MINIMAL ART 15

POP ART 15

ANOS DE 1960 E 1970 16

DÉCADA DE 1980 17

DE 1990 ATÉ OS NOSSOS DIAS 17

NOVOS GÊNEROS E TENDÊNCIAS 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS









INTRODUÇÃODescobrir por meio da pesquisa o que foi nos apresentado em sala de aula pela mestra Ayvânia, foi de um valor tão grande e tão especial, que ficamos muitos dias a meditar sobre de que forma faríamos um trabalho rico e ao mesmo tempo trabalhoso, pois todos os componentes do grupo são extremamente atarefados, afinal todos trabalham fora, uns com carga horária maior que outros.

Mas só ofato de uma colega passar o dia inteiro no caixa da loja Braz Braz e acordar as 4:30 da madrugada para estudar sobre as Vanguardas Européias, consideramos um esforço e um ânimo espetacular. Não é todo mundo que tem essa garra e essa vontade de vencer por meio do conhecimento. A verdade é que o tema “A Arte na Sociedade de Informação” foi encantador, principalmente quando aprendemos que a linguagemdigital provocou mudanças profundas nos modos de fazer, divulgar, acessar, fruir e discutir a arte.

Falar sobre arte contemporânea nos propiciou a refletir sobre ela, analisando o contexto nela inserida, pois não é tarefa fácil para o ofício de professor. Muitas das vezes o professor não tem acesso a esse tipo de informação.

Aprender sobre os limites entre pintura eescultura, poesia verbal e visual foi de extrema significância, as linguagens se misturam de forma nunca vista antes e sabemos que a ciência se multiplicará. Isso é só o começo.























QUE É ARTE?



Palavra de origem latina, “ars” significa técnica ou habilidade. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a “produção consciente de obras, formas ouobjetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana”.

Segundo Claude Frontisi, a Arte não conhece fronteiras geográficas ou limites de tempo. Confunde sua origem, sua existência e sua expansão com as das sociedades humanas. A Arte está envolvida em todas as áreas do conhecimento e da consciência.

A historiadora,Valéria Peixoto de Alencar, do Instituto de Artes da Unesp, afirma que é muito difícil definir exatamente o que é Arte, não existe uma resposta acabada, já que são muitas as concepções, apesar disso, algumas produções humanas são identificadas como “obras de arte”. Essa historiadora considera que para compreender uma obra de arte, é preciso considerar o contexto em que ela foi produzida, ou seja,a arte é influenciada por um pensamento, uma ideologia, uma época, um lugar.

Sabemos, no entanto que a arte data desde a antiguidade, quando os homens da pré-história, desenhava a arte rupestre que eram os desenhos feitos nas cavernas. Há décadas ouvimos falar que a arte é a expressão do belo, mas o que é o belo? Essa é uma resposta bastante complicada, pois o que é motivo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade da informação
  • A sociedade da informação
  • Sociedade da Informação
  • A sociedade da Informação
  • sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • Sociedade da informação
  • sociedade da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!