Arte na Educação

Páginas: 17 (4237 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
ARTE NA EDUCAÇÃO
A Arte na formação da criança e suas contribuições

Briane Cristina Lanzarini
Monitor: Donisete Bauer Maciel
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Trabalho de Graduação - Pedagogia (NFD 1491)
14-02-09


RESUMO
Arte na Educação diz respeito ao estudo dos principais fundamentos da Arte, sua evolução histórica educacional, bem como suas contribuições para aEducação e para a formação da criança. Este estudo contribui para o entendimento da Arte, analisando questões de aspectos históricos, sociais e ideológicos, dando ênfase à importância da valorização da disciplina como meio de desenvolver competências no processo de ensino-aprendizagem na criança. Destaca, sobretudo, a relação do professor neste novo contexto em que a Arte toma papel fundamentalna construção de um ser humano pleno de sua capacidade crítica e criativa, transformador de sua realidade.

Palavras-chave: Contribuições; Valorização; Capacidade crítica.



1 INTRODUÇÃO

A Arte faz parte da história da humanidade, como forma de comunicação, de expressão. Ela possibilita a construção de uma consciência crítica através de uma análise da realidade criada. A Arte vivifica,questiona , transforma.

Neste contexto, o trabalho auxilia na compreensão da disciplina, além de responder questionamentos relacionados à importância e relevância de desenvolver Arte dentro da Educação. Busca desenvolver uma consciência de valorização da disciplina como facilitadora do desenvolvimento intelectual e social da criança.

O trabalho em si será apresentado através de umapesquisa qualitativa e bibliográfica, explicativa e exploratória, tendo como fontes bibliográficas autores como Arno Stern, Ana Mae Barbosa, Anamélia Buena Buoro, entre outros.



2 ARTE NA EDUCAÇÃO

Dentro do contexto atual, a Arte ganha novas dimensões na educação, abrindo novos espaços como disciplina. Existe hoje a busca pela formação de um ser humano global, contemplando todas as esferasde conhecimento, descentralizando o conhecimento científico do papel educacional como supremo, como única fonte de conhecimento. Como diz Buoro (1996, p.29) “Se nas primeiras relações do homem com a natureza a Ciência se faz presente, o mesmo ocorreu com a Arte (...) não há civilização que não tenha produzido Arte e Ciência”.

A finalidade da Arte na educação é proporcionar uma relação deconsciência com o mundo. De acordo com Santana (2004, p.12) a educação compromete-se com o desenvolvimento global do indivíduo, de suas capacidades intelectuais, mentais, cognitivas, colaborando com a construção de cidadãos conscientes e participativos da sociedade. Para tanto, é necessário um ambiente rico, criativo, que proporcione diferentes experiências, capaz de fazê-lo questionar, criar,interagir, experimentar. “Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, aprender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica (...) de maneira a mudar a realidade que foi analisada” (BARBOSA, 2007, p.21).

Na busca por uma formação integral do homem, procura-se resgatar o desenvolvimento das competências globais, sendo que a Arte ocupa papel fundamental nesteesforço, conferindo ao homem a capacidade de entender, criar, participar de sua cultura ativamente.


2.1 O QUE É ARTE

A arte é uma interpretação da realidade. É uma forma de o homem expressar sua criticidade e suas emoções diante do meio em que vive. Podemos dizer que a Arte recria a realidade, contando e fazendo parte de toda a história do homem. Produto de todas as sociedades jáexistentes, como meio de comunicação, de expressão, a Arte tem papel fundamental no contexto social, histórico e comportamental do homem, ganhando dimensões importantíssimas para o estudo das sociedades e, sobretudo, da subjetividade humana. De acordo com Buoro (1996, p.20) :
A Arte se faz presente desde as primeiras manifestações que se tem conhecimento, como linguagem, produto da relação homem-mundo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte educação
  • Educação pela arte
  • Arte na Educação
  • Arte e educação
  • Arte-educação
  • arte na educaçao
  • Educação e Arte
  • Por que arte e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!