arte modrna

1527 palavras 7 páginas
Visitamos num sábado o Parque Casa Modernista, que fica localizado na Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana na capital paulista e tem cerca de 13.000 m² de área.
A Casa Modernista é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil, tendo sido projetada pelo arquiteto russo Gregori Warchavchik para a sua família. Foi construída em 1928, sendo "tombada" pelo CONDEPHAAT, IPHAN e CONPRESP.
Conforme a Prefeitura de S. Paulo a adaptação da Casa Modernista e seu terreno a um parque busca dar acesso às áreas externas da casa preservando a sua história. O projeto de ajardinamento paisagístico buscou, através de registros fotográficos, resgatar o jardim histórico à luz do projeto original de Mina Klabin.
Infraestrutura:
Áreas de estar, espaço multiuso, edificação da Casa Modernista e poucas trilhas curtas de pedras e terra no exterior da casa.

Sua vegetação é composta predominantemente por eucaliptal com sub-bosque, além de áreas ajardinadas. Destacam-se açoita-cavalo-do-cerrado, bico-de-pato,camboatá, capitão-do-mato, grumixama, pinheiro-bravo e tamanqueiro.

Não há lanchonetes no parque e não observamos ambulantes próximos à entrada do local no dia da visita.

Há restrições para animais domésticos, bicicletas, skates e assemelhados.

No aspecto de segurança, observamos vigias e guardas em seu interior.

História (extraída de texto da Secretaria Municipal de Cultura)
"A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik (1896–1972), projetada em 1927 e construída em 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. Neste período, São Paulo passava por um intenso processo de industrialização e urbanização, com a formação de uma burguesia sintonizada com os costumes da "belle époque" parisiense e a intensificação de imigração para fornecimento de mão-de-obra fabril, refletidas na criação de bairros inteiramente novos.

Casa Modernista após sua construção
No campo

Relacionados

  • Terceirização
    2771 palavras | 12 páginas
  • Vida da autora cristina costa
    36241 palavras | 145 páginas