Arte modernna

1151 palavras 5 páginas
O IMPRESSIONISMO:

O que foi o IMPRESSIONISMO?
Foi um movimento que revolucionou a pintura e deu às grandes tendências da arte no século XX. Os impressionistas buscavam efeitos da luz solar sob diversos elementos ao longo do dia e registravam as variações provocadas pelo sol no objeto com cores naturais refletidas.
De acordo com os procedimentos dos impressionistas as cores e as tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta. Explique:
As cores deviam ser puras, naturais e ser utilizadas na tela em pequenas pinceladas. Ao observar uma tela impressionista, a combinação das cores obtinha o resultado final. As misturas eram o resultado do olhar humano, não sendo o artista quem misturou.
Em suas pinturas, os impressionistas tinham uma visão inovadora do trabalho com a cor em relação à luz solar. Qual era ela?
Dependendo da posição da luz solar, as cores faziam variações por causa do reflexo da luz. Em um determinado momento, as cores da natureza se modificam constantemente, fazendo do objeto com varias tonalidades.
Cite os principais pintores impressionistas:
Claude Monet (1840-1926), Pierre Renoir(1841-1919) e Edgar Degas (1834-1917) .

IMAGENS:

O Pioneiro do Impressionismo no Brasil :
Eliseu D’Angelo Visconti (1866- 1944) foi o artista que trouxe o impressionismo ao Brasil. Ele não se preocupava em registar como os renascentistas franceses, então, buscava registrar os efeitos solares em objetos e em seres humanos, que apareciam em suas telas.
Estudou no Liceu das Artes e Ofícios e , no ano seguinte, na Academia, onde estudou até 1889. Em 1892 foi para a Europa, onde frequentou a Escola de Belas Artes de Paris e o curso de arte decorativa na Escola Guérin. Durante a permanência na França, entrou em contato com as obras impressionistas, onde recebeu uma enorme influencia. É considerado o maior representante do impressionismo no Brasil.

GAUGUIN, VAN GOGH, CÉZANNE, TOULOUSE LAUTREC:

Os artistas

Relacionados