ARTE MODERNA, EXPRESSIONISMO, CUBISMO E DADAÍSMO

Páginas: 17 (4040 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014
ARTE MODERNA, EXPRESSIONISMO,
CUBISMO E DADAÍSMO







SÃO PAULO
2013


SUMÁRIO










1 ARTE MODERNA

No início do século XX, com a industrialização intensa na Europa e a busca por mercados fornecedores e consumidores ajudou por desenvolver a política imperialista das nações europeias, ou seja, o neocolonialismo, que desde o século XIX vinha recolonizando aÁfrica e a Ásia. A política torna-se a grande responsável pela deflagração da Primeira Guerra Mundial, onde choques de interesses pelas colônias geram conflitos entre as potências.
Com a expansão industrial, a sociedade moderna – mais urbana que rural – fez surgir uma poderosa elite econômica, dona dos meios de produção e do capital. As outras classes, dos operários e dos camponeses,entretanto, continuaram marginalizadas do progresso, aumentando as lutas sociais.
Neste período também ampliou na ciência as novas descobertas culturais, sociais e humanas, Albert Einstein revoluciona na Física com a “Teoria da Relatividade”, Sigmund Freud formula a “Teoria Psicanalista”, entre outros cientistas que avançaram no conhecimento científico da época.
“... o momento histórico vivido nomundo, ocasião da Primeira Guerra Mundial e que as agitações políticas e sociais transferem significado ideológico, uma vez que a “obra está relacionada a condição da época vinculada ao caráter social presente tanto no artista que cria, como no espectador que a contempla”. (Loureiro, 1988)

Várias tendências artísticas surgem preocupadas com uma nova interpretação da realidade e, por maisdivergentes que fossem uma das outras, colocavam em evidência a quebra com as tradições. Essas tendências receberam o nome de “Vanguardas”, palavra oriunda da expressão militar francesa “avante-garde” que significa a “linha de frente”, dianteira de soldados dos exércitos na guerra. Daí generalizou-se a idéia de que vanguarda é tudo aquilo que abre caminho para as novas conquistas. Na arte, de maneirageral, é usado para descrever indivíduos ou grupos de artistas que recusam os meios de produção vigentes e propõem novas posturas em face da atuação do artista na sociedade. Desta forma, uma obra é considerada de vanguarda quando depois de constatada uma efetiva alteração da vida intelectual da sociedade em que atua.
Na arte moderna são características de maneira geral carregar raízes do romantismo,ser um rompimento do renascimento e das tradições do passado, liberar a pictura do duplo e ser voltada para a apresentação de sensações.
Assim, as correntes artísticas do Modernismo foram o Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e Expressionismo.
Nas correntes é destaque no Futurismo exaltava o moderno, sua velocidade e dinâmica; O Cubismo começou em 1907 com um estilo revolucionário edeformante, além de ter sido uma arte irônica, otimista, com visão simultânea e instantânea do mundo. De modo geral, o Dadaísmo adveio das atuações da Primeira Grande Guerra Mundial em que rejeitava a ação bélica e a classificava com absurda e amoral, além de ser contra o capitalismo burguês, no Brasil influenciou Mário de Andrade. Já a corrente Surrealista negava o real como matéria e base daarte, exaltava o sonho, a fantasia e a imaginação. O Expressionismo surgiu na Alemanha em 1910 e a sua principal preocupação foi a forma de expressar o mundo interior.
1.1 Modernismo no Brasil
Com o avanço tecnológico do início do século XX, o Brasil também passa de uma estrutura agrária para a urbanização industrial e a nova expressão artística acompanha os moldes das expressões européias, mascom foco nas características nacionais. Antes disto já havia uma forte influência das tendências artísticas da segunda metade do século XIX e das inovações, em que começariam a produzir uma nova interpretação da realidade brasileira, regional e política.
O marco do Modernismo Brasileiro foi a Semana de Arte moderna de 22, ocorrida nos dias 15 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A arte moderna seculo XIX (EXpressionismo , cubismo e fauvismo)
  • Exercicio 3, Arte e Cultura: Expressionismo, Cubismo e Abstracionismo
  • Cubismo e expressionismo
  • Cubismo e expressionismo
  • expressionismo e cubismo
  • Expressionismo Cubismo
  • Cubismo e dadaismo
  • Dadaísmo e cubismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!