Arte expressionista

Páginas: 14 (3428 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
NOME DA ESCOLA



ARTE EXPRESSIONISTA








Nome: Nº Série:

Prof.ª :









Índice

Introdução ..................................................................................... 3
Expressionismo............................................................................. 4 e 5
Definição ........................................................................................ 6, 7 e 8
Origens e Influências ..................................................................... 9 e 10
Exemplos ....................................................................................... 11 e 12
Conclusão...................................................................................... 13
Bibliografia .................................................................................... 13

















Introdução
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão,à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
























Expressionismo
O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música,cinema, teatro, dança e fotografia. Manifestou-se inicialmente através da pintura, coincidindo com o aparecimento do fauvismo francês, o que tornaria ambos os movimentos artísticos os primeiros representantes das chamadas "vanguardas históricas". Mais do que meramente um estilo com características em comum, o Expressionismo é sinônimo de um amplo movimento heterogêneo, de uma atitude e de uma novaforma de entender a arte que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formação e nível intelectual diferente. O movimento surge como uma reação ao positivismo associado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde fosse predominante a visão interior do artista – a "expressão" – em oposição à mera observação da realidade – a "impressão".
Oexpressionismo compreende a deformação da realidade para expressar de forma subjetiva a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo não tem uma época ou um espaço geográfico definido, e pode mesmo classificar-se como expressionista a obra de autores tão diversos como Matthias Grünewald,Pieter Brueghel, o Velho, El Greco ou Francisco de Goya. Alguns historiadores, de forma a estabelecer uma distinção entre termos, preferem o uso de "expressionismo" – em minúsculas – como termo genérico, e "Expressionismo" –em maiúsculas– para o movimento alemão.
Através de uma paleta cromática vincada e agressiva e do recurso às temáticas da solidão e da miséria, o expressionismo é um reflexo daangústia e ansiedade que dominavam os círculos artísticos e intelectuais da Alemanha durante os anos anteriores à Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e que se prolongaria até ao fim do período entre-guerras (1918-1939). Angústia que suscitou um desejo veemente de transformar a vida, de alargar as dimensões da imaginação e de renovar a linguagem artística. O expressionismo defendia a liberdadeindividual, o primado da subjetividade, o irracionalismo, o arrebatamento e os temas proibidos – o excitante, diabólico, sexual, fantástico ou perverso. Pretendeu ser o reflexo de uma visão subjetiva e emocional da realidade, materializada através da expressividade dos meios plásticos, que adquiriram uma dimensão metafísica, abrindo os sentidos ao mundo interior. Muitas vezes visto como genuína...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura e arte expressionista
  • Teatro Expressionista
  • Pintura Expressionista
  • Literatura Expressionista
  • Movimento expressionista
  • Música expressionista
  • Musica expressionista
  • literatura expressionista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!