ARTE DA METADE DO SÉCULO XIX NO BRASIL - TERCEIROS ANOS

Páginas: 18 (4362 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2015
ARTE DA METADE DO SÉCULO XIX NO BRASIL - TERCEIROS ANOS
A ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX NO BRASIL


Em meados do século XIX, o império brasileiro conheceu certa prosperidade econômica, proporcionada pelo café, e certa estabilidade política, depois que Dom Pedro II assumiu o governo e dominou as muitas rebeliões que agitaram o Brasil até 1848. Além disso, o próprio imperador procuroudar ao país um desenvolvimento cultural mais sólido, incentivando as letras, as ciências e as artes. Estas ganharam um impulso de tendência nitidamente conservadora, que refletia modelos clássicos europeus.
Mesmo a guerra que o Brasil manteve com o Paraguai, que custou aos dois países um grande número de vidas e um desgaste econômico incalculável, não foi motivo para o declínio das artes. Pelocontrario, serviu como tema artístico para que alguns pintores exaltassem a ação do governo imperial.

A pintura acadêmica no Brasil.

É nesse contexto histórico que se situam as obras de Pedro Américo e Vitor Meireles, pintores brasileiros que estudaram na Academia Imperial de Belas-Artes.
Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905) nasceu em Areia, Estado da Paraíba. Em 1854 passou a morarno Rio de Janeiro, onde freqüentou o Colégio Pedro II e, depois, a Academia Imperial de Belas-Artes. Entre os anos 1859-64 estudou na Escola de Belas-Artes de Paris, sob o patrocínio de Dom Pedro II.
Sua pintura abrangeu temas bíblicos e históricos, mas ele também realizou imponentes retratos, como o de Dom Pedro II na Abertura da Assembleia Geral, que hoje faz parte do acervo do Museu Imperialde Petrópolis. Entre os quadros históricos mais famosos estão Batalha do Avaí e Independencia ou morte.
Batalha de Avaí mostra uma das batalhas da guerra entre Brasil e Paraguai ocorrida no século XIX. São muitas as dificuldades de se retratar uma cena de batalha do século XIX, em que os soldados inimigos combatiam a cavalo e havia o confronto direto numa sangrenta luta corpo a corpo. PedroAmérico, entretanto, superou essas dificuldades, pois soube representar um grande numero de figuras humanas, o deslocamento das tropas, a contenção e o movimento dos cavalos. Mostrou também a agitação de bandeiras que lembram a pátria aos que combatem, gestos de lugas e alguns personagens em destaque, certamente os comandantes da batalha. É uma cena de intensa movimentação e procura enfatizar o empenhodos soldados brasileiros identificados pelo fardamento azul-escuro, cor do uniforme do exercito no tempo do império.
Sua obra amis divulgada, no entanto, é Independencia ou morte. Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra Dom Pedro I proclamando a Independencia do Brasil. Atrás dele estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão oscavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. A sugestão de movimento e imponência faz do gesto de dom Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da história do Brasil.
A pintura de Pedro Américo é sem duvida acadêmica e ligada ao Neoclassicismo. Mesmo tendo estado na Europa numa época emque já começavam as manifestações impressionistas, sua produção manteve-se fiel aos princípios da Academia Imperial de Belas-Artes. Curiosamente, como era excelente desenhista, fez também caricaturas, criações em que se exagera com intenção de humor alguma característica do retratado ou de uma situação. Seu prestígio nesse campo lhe permitiu participar de uma revista de caricaturas chamada AComédia Social.
Vitor Meireles de Lima (1832-1903) nasceu na cidade de Desterro, hoje denominada Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Ainda jovem foi para o Rio de Janeiro, e lá se matriculou na Academia Imperial de Belas-Artes. Nessa escola, obteve como premio uma viagem pela Europa. Esteve no Havre, depois em Paris, Roma e Veneza, onde o colorido dos pintores venezia-nos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte no Brasil Século XIX
  • Arte nos séculos xix e xx no brasil
  • SÉCULO XIX NO BRASIL (II): A MODERNIZAÇÃO DA ARTE
  • Arte na metade do século xx
  • A representação da natureza através da fotografia e da pintura na segunda metade do século XIX no Brasil
  • PEREIRA Sonia Gomes. A arte no Brasil no século XIX e início do século XX.
  • Arte da guerra no século xix
  • A Arte no século XIX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!