Arte da conversão o papel social da fé na transformação de vidas

Páginas: 31 (7748 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
ARTE DA CONVERSÃO
O PAPEL SOCIAL DA FÉ NA TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS

Georgina Conceição da Costa
Especialista em História do Brasil - UFPI
E-mail: georginacdc1@live.com

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é entender como a linguagem religiosa influencia na vida cotidiana de determinada sociedade, podendo ora ser utilizada como artifício para mascarar estruturas sociais e em outros momentoscomo arma contra as injustiças. Deste modo, procurou-se com este trabalho operar a função da religião como transformadora e modificadora de hábitos e atitudes de indivíduos que outrora viveram de maneira desregrada e fora dos parâmetros admitidos por uma expressão majoritária da sociedade. Como fundamentação teórica utilizou-se de estudos realizados por grandes nomes das ciências sociais comoDurkheim, Pierre Bordieu, Clifford Geertz. Ao mesmo tempo, compreendendo a importância da memória oral, foram realizadas entrevistas com pessoas que tiveram uma mudança drástica na sua maneira de vida após assumirem uma fé.

PALAVRAS-CHAVE: Sociedade, Transformação, Religião, Fé.

ABSTRACT

The enterprise of this research becomes significant for we understand as the religious language it actsin the life daily certain society, for now could be used as artifice to mask social structures and in another moments a s weapon against the injustices. This way, we find with this work to mention the function of the religion in to transform and to modify habits and individuals’ attitudes that formerly lived in a disordered way, and out oj the parameters admitted by a majority expression of thesociety. As theoretical foundation, studies accomplished by great names of the historiography was used, like Durkheim, Pierre Bordieu, Clifford Geertz. Understanding the importance of the oral memory interviews was accomplished with the people that had a drastic change in its lifestyle after they assume a faith.

KEY WORDS: Society, transformation, religion, faith.

A religião podedesempenhar diversas funções, o que depende dos princípios adotados por seus dogmas e liturgias, assim ela pode ser usada para alienação social ou para promover lutas para a revitalização de reivindicações sociais, para promover atentados no caso de seitas radicais ou para promover a ressocialização de indivíduos.
O texto revela como a conversão a uma fé propicia ao homem mudanças drásticas, o quedemonstra sua capacidade de fazer com que drogados, penitenciários e etc., mudem seus comportamentos anteriores e adquiram uma nova forma de viver, abandonando seus vícios e atitudes reprováveis pela sociedade, trazendo-as para uma convivência amistosa com aqueles que o rodeiam e transformando-se em agentes propagadores da fé que outrora assumiram como estilo de vida. .
Assim, o ato de conversão adquireuma função social ao reabilitar pessoas, possibilitando as mesmas o retorno ao convívio social. Tornando-se imprescindível o estudo deste fenômeno para compreender a proporção que a fé age alterando o modo de pensar, sentir e agir das pessoas.
Como é notório, a fé e a religião sempre estiveram presentes na história da humanidade, pois o ser humano sente a necessidade de compreender aquilo quenão pode ser explicado racionalmente. Diante dessa ansiedade puramente humana, a religião está conectada aos diversos níveis e classes sociais independentemente da cultura, raça ou credo adquirindo diversas formas de manifestações que diferem uma das outras.
Fundamentado em discursos de historiadores que escreveram sobre o assunto compilou-se algumas análises para se entender a maneira pela qual areligião opera na sociedade, moldando o comportamento e dando significação a vida do ser humano.
A religião não é um mero conjunto de simbologias usado para explicar o sobrenatural e a existência do homem, sobretudo serve para dirigir o caminho pelo qual o individuo utiliza para justificar e direcionar suas atitudes e os comportamentos, ou seja, tem uma dimensão ética e moral.
A religião foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do professor e a transformação social do século XXI
  • O papel da arte e a arte do papel
  • O papel que as crenças religiosas desempenham na vida social.
  • O Papel do psic logo social na vida de um paciente com esquizofrenia
  • Disserta O O PAPEL QUE AS CREN AS RELIGIOSAS NA VIDA SOCIAL
  • Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
  • papel das mitocondrias na transformacao de energia
  • papel das mitocondrias na transformação energética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!