Arte contemporanea

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
Arte contemporânea
A arte contemporânea surgiu no início do século no início do século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial, e não podemos determinar seu fim, pois ela se estendia até a atualidade, logo ainda existem manifestações dessa arte.
A arte contemporânea se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem,portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho ou religioso.
Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum : são cadaqual a seu modo, tentativas de dirigir a arte ás coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia.
São exemplos dessa arte :

Romero Brito

Tarsila Amaral
Atualmente, a arte contemporânea brasileira já é reconhecida mundialmente. No dia 01\05\2013, por exemplo, ocorreu em Nova Iorque um leilão exclusivo de quadros de artistas contemporâneos brasileiros, incluindoobras de Adriana Varejão.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA
É difícil definir a arte contemporânea incluindo toda a arte produzida no século XX. Para alguns críticos, a característica mais importante da arte contemporânea é sua tentativa de criar pinturas e esculturas voltadas para si mesmas e, assim, distinguir-se das formas de arte anteriores, que transmitiam ideias de instituiçõespolíticas ou religiosas poderosas.
Já que os artistas contemporâneos não eram mais financiados por essas instituições, tinham mais liberdade para atribuir significados pessoais às suas obras. Essa atitude é, em geral, denominada como arte pela arte, um ponto de vista quase sempre interpretado como arte sem ideologia política ou religiosa.
Outra teoria defende que a arte contemporânea é rebelde pornatureza e que essa rebeldia fica mais evidente na busca da originalidade e de vontade de surpreender. O termo “vanguarda”, aplicado à arte contemporânea com freqüência, vem da expressão militar avant-gard — que em francês significa vanguarda — e sugere o que é moderno, novo, original ou avançado.
Muitos artistas do século XX tentaram redefinir o significado de arte ou ampliar a definição de modo aincluir conceitos, materiais ou técnicas jamais antes a ela associadas. Em 1917, por exemplo, o artista francês Marcel Duchamp expôs uma produção em massa de objetos utilitários, inclusive uma roda de bicicleta e um urinol, como se fossem obras de arte.
Nas décadas de 1950 e de 1960, o artista americano Allan Kaprow usou seu próprio corpo como veículo artístico em espetáculos espontâneos que,segundo ele, eram representações artísticas. Nos anos 1970, o artista americano que seguia o estilo do earthwork, Robert Smithson, usou elementos do meio ambiente — terra, rochas e água — como material para suas esculturas. Como conseqüência, muitas pessoas associam a arte contemporânea com aquilo que é radical e perturbador.
Ainda que a teoria da rebeldia pudesse ser aplicada para explicar a buscapor originalidade que motivava um grande número de artistas do século XX, seria difícil aplicá-la a um artista como Grant Wood, cuja obra Gótico americano rejeitou claramente o exemplo da arte de vanguarda de sua época.
Outra característica fundamental da arte contemporânea é o seu fascínio pela tecnologia moderna e a utilização de métodos mecânicos de reprodução, como a fotografia e a impressãotipográfica. No início da década de 1910, o artista italiano Umberto Boccioni procurou glorificar a precisão e a velocidade da era industrial em suas pinturas e esculturas. Por volta da mesma época, o pintor espanhol Pablo Picasso incorporou às suas pinturas uma nova técnica, a colagem, que usava recortes de jornais e outros materiais impressos.
Seguindo a mesma linha, porém, outros artistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte contemporanea
  • arte contemporanea
  • Arte contemporânea
  • Arte contemporanea
  • Arte contemporanea
  • arte contemporanea
  • Arte contemporanea
  • Arte Contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!