arte contemporanea

Páginas: 2 (388 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
Arte contemporânea

A pintura contemporânea surge como contraponto em relação à arte moderna ou como resíduo de uma continuidade. Situada entre a arte moderna e um futuro incerto, sua finitudeparece questionada a cada instante. 

Pensar a temporalidade inerente a todo trabalho artístico se tornou uma questão fundamental para entendermos o lugar efetivo da obra de arte hoje em dia. 

Aoanalisar a obra de determinados artistas pretende-se estabelecer, "uma nova perspectiva", um diálogo atual com obras realizadas em um determinado período histórico. 

Não é possível realizar umaanálise histórica do período, muito menos analisar o itinerário da vida de qualquer pintor, mas ver em que medida estas obras detêm uma dupla dimensão histórica, na medida em que são retratos do seu tempo,muitas vezes com perspectivas premonitórias, e de que maneira podem ser interpretadas hoje em dia dentro do nosso contexto. Um artista contemporâneo chamado Ângelo de Souza Na pintura, é vulgar aassociação que dele se faz a Mondrian, apesar de o próprio se declarar influenciado pelo Expressionismo. As discussões artísticas nunca o afectaram. Por opção manteve-se sempre à margem das polémicasneo-realistas e dos debates sobre figuração e abstracção. Antes, derivou para outras reflexões motivadas pelo interesse que frequentemente demonstrou pela gravura oriental, as artes primitivas e exóticase Art Brut, o Expressionismo, por artistas como Klee e Kandinsky e por movimentos como o Colour Field, o Post Painterly Abstraction, a Op e a Pop Art.
O "movimento irrequieto" do filme também surgena escultura, em metal, dos anos 60 e 70 do século passado (as "pequenas engenhocas", como o autor lhes chama, primeiro em acrílico e depois em alumínio), e a qualidade orgânica dos trabalhos apareceno uso do corpo na fotografia e no auto-retrato, como diz Leonor Nazaré.
De entre as exposições individuais que fez destacam-se, por exemplo, a exposição Ângelo - Escultura e Desenho, do Movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte contemporanea
  • Arte contemporânea
  • Arte contemporanea
  • Arte contemporanea
  • Arte contemporanea
  • arte contemporanea
  • Arte contemporanea
  • Arte Contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!