Arte Concreta/Neoconcretismo no Brasil

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
Arte Concreta/Neoconcretismo no Brasil

A arte abstrata designa toda a corrente de arte surgida a partir de 1910, com as obras do russo Wassily Kandinsky. O abstracionismo dividia-se em informal, que permitia formas mais livres e líricas, e o geométrico que utilizava um sistema mais rigoroso de linhas e formas. As principais escolas que influenciar o abstracionismo foram o Cubismo(geometrizaçãodas formas) e o fauvismo.
No Brasil, seu início se deu por volta de 1948, época do crescimento industrial de São Paulo, modernização, a abertura dos Portos, a chegada da televisão, a criação de Brasília (21 de abril de 1960), e o intercâmbio cultural, que trouxe a exposição de Max Bill e outros artistas que influenciaram com sua obra, o concretismo brasileiro.
Com o fim do pós- guerra, NovaYork se tornou o novo centro da arte mundial, e na década de 50 surgia a abstração cromática com De Kooning, Pollock, Rothko, e o tachismo (do francês tache, mancha). A integração da arte abstrata no Brasil criou uma nova proposta de arte e repensou o valor social da obra, influenciada pelo figurativismo desde o Modernismo de 22.
Mário Pedrosa, critico de arte, vindo do exílio em 1945, foi no inícioquem mais defendeu a arte concreta, influenciou Ivan Serpa, Abraham Palatinik, e Almir Valagner com suas idéias, a formar o primeiro grupo abstrato-concreto do Rio de Janeiro. Pedrosa via no Concretismo a chance de romper com as idéias de arte vigentes no Brasil, herança do modernismo de 22, que ele chamava de 'nacionalismo figurativista' e que vendia o Brasil no exterior como algo tropical,exótico e regionalista.
O concretismo, expressão dada para designar os artistas que 'construíam' uma nova estrutura de cor e espaço, era uma oposição ao formalismo. O sentido de construção está estritamente ligado a nossa época, a nova construção do mundo depois do pós - guerra. Os concretistas rejeitavam a abstração e a expressão lírica e religiosa.
Por fugir da realidade e negar os conceitosacadêmicos da arte, o concretismo foi combatido em vários setores da sociedade no Brasil, por artistas e críticos de arte que achavam que depois do pós-guerra não havia espaço para uma arte que fugisse da realidade, que serviria para poucos intelectuais entenderem, e que rejeitava a figuração. Entre os opositores, está Di Cavalcanti, que em 1949 disse:
"... O que acho vital é fugir do Abstracionismo. Aobra de arte dos abstracionistas do tipo Kandinsky, Klee, Mondrian, Arp,Calder é uma especialização estéril. Esses artistas constroem um mundozinho ampliado, perdido em cada fragmento das coisas reais: são visões monstruosas de resíduos de resíduos amebianos ou atômicos, revelados por microscópios de cérebros doentios ... "
Os poucos artistas brasileiros que se dedicam ao concretismo, baseavamseus estudos em artistas do exterior (Kandinsky,Mondrian, Klee, Malevitch, Tatlin, Wols) . Apesar de ter chegado quase 30 anos após seu surgimento na Europa, o Abstracionismo ainda estava em alta .Os construtivistas russos não foram os primeiros a romper em suas obras com a arte tradicional abandonando ou deformando a forma e a tridimensionalidade. Os fauvistas e cubistas já o haviam feito. Aguerra e a revolução industrial levaram os artistas a repensar o que era a arte e o que ela representava. Kasimir Malevitch, criador do Suprematismo, diz que "a representação de um objeto é uma coisa que nada tem a ver com a arte". Isto vai contra toda uma tradição de séculos.
Os princípios do concretismo são: bi dimensionalidade, atonalismo ( só deve ser usadas cores puras ou secundarias), emovimento linear. Com a criação do Museu de Arte de São Paulo ( 1953) e a criação do Museu Nacional do Rio de Janeiro ( 1952), os artistas tiveram mais contato com os artistas estrangeiros e com seus estudos.
Devido às divergências de opinião, o movimento concretista no Brasil se dividiu em dois grupos. Os artistas de São Paulo se consideravam os autênticos precursores da arte concreta no Brasil,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Concreta no Brasil
  • Arte concreta
  • arte concreta
  • ARTE CONCRETA
  • Arte concreta brasileira
  • Arte concreta e neoconcreta
  • Arte e poesia concreta
  • Arte e Brasil.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!